Alegria é fruto do Espírito posição de quem já venceu (Eliezer Rodrigues)

terça-feira, 29 de maio de 2012

Organização, métodos e sistemas aplicado nas pequenas empresas.

O aprofundamento, através dos Sistemas, Organizações e Métodos aplicados em pequenas empresas, todo conhecimento em uma Organização familiar para definitivamente tornar-se mais estruturada de forma analítica e adquirir experiência necessária para continuidade da mesma. Assim conseguiremos a efetividade das pequenas empresas no mercado em sistema de progressão.


Katz aput Oliveira (2007, p.453-454) afirma que as habilidades técnicas dos profissionais de sistemas, e métodos são enumeradas, de forma resumida, a seguir:

·         Habilidade para levantar dados, analisar, elaborar e implantar sistemas administrativos;

·         Habilidade de lidar com programas, processos, processamentos, métodos e técnicas de análise administrativa, tendo em vista a planificação detalhada do processo de trabalho;

·         Habilidade para manusear equipamentos específicos, como os computadores, por exemplo;

·         Habilidade para reunir idéias de forma lógica. Esse esforço de análise exige intensa capacidade de concentração e concisão; e

·         Habilidade para ter conhecimento de ferramentas e processos que a empresa usa. Deve, portanto, ser um generalista que trabalha juntamente com especialistas, sabendo, dessa forma, integrar as informações.

31 comentários:

  1. Olá Franco!
    Concordo plenamente no quesito que as empresas familiares devem aplicar os métodos da OM&S.Isso faz com que a mesma se desenvolva a partir do conhecimento já adquirido, juntamente com o novo conhecimento em OM&S.Através dessa visão, a empresa tende a se desenvolver e ocupar seu espaço no mercado, visando sempre a eficiência e a eficácia.Mas, para que esse processo de aperfeiçoamento ocorra, é necessário que as empresas familiares abram a visão e deem oportunidades para que os profissionais na área desenvolvam seu trabalho!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho extremamente necessário e positivo a aplicação dos Sistemas, organização e métodos aplicados em empresas familiares de pequeno porte, haja vista as dificuldades peculiares as mesmas tais como, confusão de interesses e laços familiares no ambiente de trabalho da empresa familiar.
    Acredito que com a aplicação destes métodos, favoreça muito para a divisão de trabalho e para a profissionalização, do ambiente de trabalho, e maior desempenho empresarial por parte de todos os envolvidos na empresa, através da aplicação das habilidades técnicas dos profissionais de sistemas e métodos, nas diversas áreas da empresa.

    ResponderExcluir
  3. Ola Franco,
    Concordo com o texto acima, pois a OM&S visa introduzir novos métodos de administração com maior aumento da produtividade e eficiência do trabalho, maior integração e motivação de todas as atividades da empresa, melhor qualidade, diferentes técnicas de trabalho na busca dos objetivos pré-estabelecidos, reduzindo custos. Todas essas qualidades vai favorecer e muito uma empresa de pequeno porte para seu desenvolvimento no mercado.

    ResponderExcluir
  4. Olá Professor!!
    Deixando em evidencia os objetivos da OM&S que é criar ou aprimorar métodos de trabalho, agilizar a execução das atividades, eliminar atividades em duplicidade, padronizar, melhorar o controle, fazer o gerenciamento dos processos e solucionar problemas. Vejo a extrema necessidade de sua aplicação em uma empresa, independente de ser de pequeno, médio ou grande porte. Já que com sua aplicação o trabalho irá fluir de uma melhor maneira.
    Sendo também importante frizar que é um diferencial para que essa empresa de pequeno porte possa se destacar, se desenvolver e ganhar cada vez mais espaço no mercado.

    Aluna: Camila Libardi Luccas - 5ºsem. ADM - FIT

    ResponderExcluir
  5. Olá, Professor Franco!
    Por trabalhar em uma empresa familiar, considero sim de extrema importância a aplicação da OM&S. O mundo atual esta cada vez mais competitivo, as empresas que não se adequarem a essas mudanças, proporcionando mais eficiência em seus métodos e processos não conseguirão alcançar com eficácia todos os resultados esperados. Gostaria de agradecer por todos os conceitos dado em aula e aqui no Blog para discussão, tem enriquecido e agregado muito valor para o nosso conhecimento.

    Aluna: Gisele Amâncio Gonçalves Paião - 5ºsem. ADM - FIT

    ResponderExcluir
  6. Olá Franco!
    As pequenas empresas realizam suas atividades de forma a atender as expectativas que lhes são propostas, porém com o passar do tempo fica nítida uma revisão geral em todos os seus processos para que ocorra um melhor fluxo e maiores oportunidades de desenvolvimento. Em muitos casos é preciso lidar com uma administração rígida e familiar tentando introduzir métodos que possibilitem alavancar os negócios. Como ocorre nas pequenas empresas, muitas funções são agrupadas em determinados cargos onde se torna essencial conhecer o todo da organização.

    ResponderExcluir
  7. BOA TARDE PROFESSOR FRANCO

    GOSTO MUITO DA IDEIA DE IMPLEMENTAR A OM&S NAS EMPRESAS FAMILIARES, POIS PARA QUE ISSO OCORRA O GESTOR DEVE TER MUITO CUIDADO E CAUTELA, PELO QUE TENHO PERCEBIDO AS EMPRESAS FAMILIARES NAO ABREM MTO ESPAÇO PARA INOVAÇAO, ELAS SAO MEIAS DESCONFIADAS... MAS NADA QUE UM GESTOR CAPACITADO NÃO CONSIGA RESOLVER. O GESTOR TEM Q TER MTA SABEDORIA, POIS ELE VAI ESTAR MEXENDO COM TDA UMA CULTURA JA FORMADA DA EMPRESA, O QUE ENVOLVE VALORES, CRENÇA, HABITOS, COSTUMES, TANTO DOS PROPRIETARIOS QUANTO DOS COLABORADOS, APÓS ELE FAZER A ANALISE E CONHECER ESSA CULTURA, DAI ELE PODE PLANEJAR E ELABORAR OS METÓDOS E SISTEMAS. E ASSIM FAZENDO COM QUE ALAVANQUEM OS NEGOCIOS DA EMPRESA FAZENDO COM QUE ELA GANHE AINDA MAIS MERCADO E CONSEQUENTEMENTE SUCESSO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PROFESSOR
      GOSTARIAMOS DE AGRADECER POR TDO EMPENHO E PACIENCIA E CARINHO Q TEM TIDO CONOSCO...
      DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO GRANDEMENTE COM AINDA MAIS SAUDE, AMOR E SABEDORIA!!!
      FORTE ABRAÇO
      EVE & ANINHA

      Excluir
  8. Olá Franco.
    É de grande importância para as pequenas empresas, a aplicação dos sistemas, organização e metodos. Pois para que estas empresas tenham uma visão de desenvolvimento e diferenciaçao, será indispensavel a utilização e uniao de varios esforsos e conhecimentos. deste modo as pequenas empresas terão uma maior compreeção da complexa cadeia mercadológica.
    Pensando desta forma as mesmas continuarão inseridas no atual mercado progressivo, garantindo a sua perenidade.

    ResponderExcluir
  9. oa tarde Profº Franco.
    Vivemos em mercado cada vez mais acirrado e competitivo, cabendo ao administrador saber aproveitar o máximo de técnicas e ferramentas para se manter e crescer em meio essa selva capitalista, principalmente nas empresas familiares que tem um esforço maior para poder continuar sobrevivendo, o problema é o fechamento desses tipos de organizações para mudanças e eventuais inserção de procedimentos e métodos. Ao utilizar OM&S, a empresa conseguirá aumentar sua eficiência e eficácia perante seus clientes, aumentando seu lucro, conseguindo diferenciação e consequente alavancagem e manutenção no mercado em que está inserida.

    Jose Eduardo Domingues Grilo - 5º ADM - FIT

    ResponderExcluir
  10. Bom Dia professor
    é plenamente correto as pequenas empresas aplicarem a OMS, para que possam desenvolver novos conhecimento e ganhar mercado para competir com grandes empresas.

    Joao Guilherme 5º ADM - FIT

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Olá Franco!!
    Penso que essa ferramenta pode ajudar muito as empresa familiares a se desenvolver no mercado que estão inseridas.
    Mas para que isso seja possível, as empresas devem ter a mente aberta e estarem dispostas para tais mudanças, e também proporcionar oportunidades para que os profissionais da OM&S atuem dentro da sua empresa, na busca de uma vantagem competitiva!!!

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Professor!
    Empresas familiares estão presentes em todo o mundo e cada vez maior, onde muitos empreendedores começam e podem se tornar grandes empresários de sucesso. Mas para que isso aconteça é extremamente necessário aplicação de métodos e sistemas, abertura para aprender e inovar cada dia mais, romper laços e ter um bom líder a frente que consiga aos poucos mudar a mentalidade de gestores familiar e levar a organização no pico de sua eficiência e eficácia. Obtendo respeito de seus clientes e colaboradores, pois no mundo competitivo quem não inova tem seu fim cada dia mais próximo.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde prof. Franco,
    acredito ser de grande necessidade a implementação da OM&S em empresas de pequeno porte e empresas familiares, uma vez que estas, comumente, abrem pouco espaço para inovações e mudanças, o que dificulta a implemetntação de tecnologias avançadas, fazendo com que estas (empresas)saiam perdendo cada vez mais.
    É preciso, além das diversas ferramentas que a OM&S oferece, ter em mente que, um bom líder,é o grande responsável por introduzir novas idéias e fazer com que empresas deste porte sobressaim no mercado, de forma competitiva, com grande eficiência e eficácia.
    Aluno: Renan Rubim 5ºsem. Adm.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite Prof. Franco

    Os sistemas mencionados acima são de extrema importância para o desenvolvimento de uma empresa familiar, pois são estas características que manterá a organização competitiva no mercado. Porém, nos deparamos com a dificuldade de implantar esses métodos nas empresas familiares, pois nem sempre há flexibilidade por parte de seus gestores em aceitar tais mudanças.

    Dimas Gil de Toledo Jr

    ResponderExcluir
  16. A competitividade hoje existente entre as empresas soma uma necessidade de possíveis mudanças e inovações, para isso ocorrer e preciso de implantações e ferramentas. Sendo em pequenas empresas ou empresas familiares pois todas busca vantagem competitiva e crescer no mercado cada vez mais.Pois é preciso inserir esse método de forma eficaz para obter sucesso e ser sempre reconhecida.

    ResponderExcluir
  17. Ola Profº Franco!
    A aplicação do OMS nas pequenas empresas é de grande necessidade, tornando assim um mercado competitivo com sucesso e um diferencial.

    Aline Ap. Lima 5º ADM - FIT

    ResponderExcluir
  18. Boa Noite Prof. Franco

    Em uma macro visão a nível de Brasil acredito que grande parte dos micros e pequenos empresários não possuem conhecimentos sobre OM&S e, muitas vezes, vêem seus negócios apenas pela perspectiva da sobrevivência, negligenciando aspectos vitais para o caminhar da empresa dentro economia atual. O resultado disso é que muitos mergulham em empreendimentos sem possuir os conhecimentos mínimos necessários a uma boa administração, eu particularmente acredito que com toda esta bagagem e a prática adquirida no dia a dia nós que somos futuros administradores poderemos contribuir para o sucesso destas organizações.

    Sergio E. Santo 5º ADM - FIT

    ResponderExcluir
  19. Boa noite professor ...
    Concordo plenamente que as organizações devem aplicar a OM&S pois é fundamental para seu desenvolvimento e aprimoramento na sua área e visando sempre um diferencial e a inovação no mercado.
    Buscando sempre ter colaboradores com o mesmo ideal da organização e um bom líder que consiga transmitir as ideias aos donos e mudar um pouco os pensamentos da organização de acordo com as necessidades...

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite Professor Franco,

    A OM&S é de extrema importância para uma empresa familiar ou de pequeno porte, pois forma uma base concreta e firme para enfrentar o cenário atual, onde é exigido muito conhecimento sobre determinado assunto e assim a organização agir de maneira competitiva, possibilitando a maximização dos lucros, muitas vezes pela exigência de seus clientes ou forçados pelos seus concorrentes que estão se modernizando com as novas tecnologias existentes no mercado.

    Caio C.Rodrigues 5°ADM - FIT

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Boa Noite ProfºFranco.

    Conforme o autor Katz aput Oliveira, as habilidades citadas é de suma importâcia para a OM&S onde os administradores que aturaram nessa area terão que ter uma grande desenvoltura para aplicar nas pequenas empresas, acredito também será necessário um pouco de experiência, bagagem profissonal pois as mudanças, analises e estudos terão que ser implementados corretamente onde os erros não podem acontecer dentro dessas organizações.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde, Professor Franco!

    Considerando tudo que foi abordado em sala de aula, a OM&S veio para auxiliar os administradores das empresas de pequeno, médio e grande porte nas mudanças no cenário altamente competitivo. Para conseguir realizar essas mudanças com eficiência/eficácia é necessário que o profissional da OM&S seja dotado de habilidades e técnicas para planejar a mudança e aceitação ao efetua - lá. Deve perceber qual a extensão da mudança que se pretende fazer, conhecer os costumes atuais e as tendências naturais das pessoa envolvida. Hoje qualquer plano de ação utilizado para se alavancar os negócios e os torná-los rentáveis devem ser considerados agregadores de valores.

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde, professor!

    Estamos em um mundo de renovações onde pequenas e grandes empresas devem se atualizar em novos métodos. A implantação de OM&S em pequenas empresas faz com que entrem em um mercado competitivo em grande estilo, quando a gestão é eficiente com certeza a organização terá um enorme sucesso.

    Nome: Juliana Janeiro - Adm - 5º.Semestre

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde, professor Franco!

    A OM&S nas empresas podem ser um diferencial e serem mais competitivas no mercado. A OM&S tanto nas pequenas e nas grandes empresas trás praticas e ações que visam oportunidade e inovação, buscando sempre a eficiência e eficácia em seus negócios.

    ResponderExcluir
  28. Boa noite, Franco!!

    É de grande importância a implantação da OM&S nas empresas familiares, pois auxilia nas tomadas de decisões e controle das atividades, chegando assim no resultado esperado.

    Rebeca ADM 5ºSEM.

    ResponderExcluir
  29. Boa Noite, Professor Franco.

    A OM&S, surgiu da situação de que a organização visa estruturar e criar sistemas para chegar à eficácia através da eficiência,tendo uma interação dos profissionais com a rotina de trabalho, realizando suas atribuições de modo melhor, com aumento de produtividade e redução de custos.

    Deixo uma mensagem: "Se você acreditar que consegue, ou que não consegue, em ambos os casos, você estará absolutamente certo" (Henry Ford).

    Abraços,

    Att.

    Sergio Filipe

    ResponderExcluir
  30. Boa Tarde, Prof Franco!

    Concordo, pois toda organização familiar tem suas dificuldades e a OM&S executa tarefas fundamentais visando métodos da administração e garantindo, integração, eficiência, produtividade no trabalho e diferentes soluções. Buscando objetivos e reduzindo custos e sua diferenciação no mercado que atua.



    Gabriela
    (5° Semestre ADM)

    ResponderExcluir