Alegria é fruto do Espírito posição de quem já venceu (Eliezer Rodrigues)

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E O MUNDO EXPONENCIAL


Resultado de imagem para evolução exponencial

Diante da velocidade da tecnologia no ambiente corporativo com a entrada da era digital, os modelos de inovadores de gestão e novos parâmetros com automação 4.0. São fatores de mudança em relação a era industrial.
As gerações da humanidade, os valores, visões, perfil comportamental e métodos de aprendizagem são necessidade de adaptação do mercado de trabalho atual que exige uma atualização e entendimento como proceder e gerar da máquina humana o melhor do seu potencial.
Diante disso, como as empresas devem montar seu planejamento estratégico? com a mudança dos cenários expostos.

87 comentários:

  1. O primeiro desafio será obter uma definição aceitável para a
    palavra velocidade da tecnologia dentro de uma organização, acredito que eles precisam saber primeiro o significado desta palavra para que possam pensar no seu planejamento estratégico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E qual é o significado dessa palavra?

      Excluir
    2. Murilo, o significado de qual palavra...acredito que precise saber o movimento de atuação do mercado diante desse novo parâmetro..

      Excluir
    3. Da palavra tecnologia, que nada mais nada menos a tecnologia é a aplicação do conhecimento através de sua transformação no uso de ferramentas, processos e materiais, mais o que eu vejo é que as pessoas não conseguem entender a palavra correta para tecnologia, eles ligam muito a tecnologia a informatização, TI, etc... E acredito que não sabem como aplicar isso dentro da transformação no uso de ferramentas, processos e materiais.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. As empresas devem focar em onde elas querem estar neste cenário, progredindo junto com essas mudanças, trabalhando seus pontos negativos e positivos para chegar em um objetivo de melhor adaptação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naiane essa adaptação seria em qual ou quais áreas como prioridades?

      Excluir
  4. É preciso planejar visando aquilo que nunca aconteceu, não planejar com base naquilo que você já viu. Uma boa maneira de iniciar tal planejamento seria através da visão da prospectiva estratégica, que representa a reinvenção do planejamento, voltado à gestão de negócios, desenvolvimento pessoal, inovação de produtos e serviços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Resultados extraordinários requer ações extraordinárias, dificilmente conseguiremos resultados diferentes com ações iguais, pois, resultado e a resposta de uma ação. No entanto, inovação não é (muitas vezes) reinventar a roda, e sim, dar uma nova utilidade para ela, gerando sentido e experiências novas no público alvo.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Discordo do comentário da Raíssa, onde ela diz que:"É preciso planejar visando aquilo que nunca aconteceu, não planejar com base naquilo que você já viu".Acredito que se deve planejar visando algo já visto antes sim (lucro), e com ferramentas também já utilizadas antes e que deram certo, porém diminuindo margens de erro e com "essa velocidade do mundo exponencial", que é o objeto do desejo de todos os stakeholders do mundo da ADMINISTRAÇÃO no momento em que vivemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano, entendo que a Raissa quis mencionar de sairmos da forma tradicional de planejar e analisar outros horizontes não identificado....

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Faz sentido o comentário do amigo Murilo pois principalmente nas empresas da nossa região que atuam com missão, visão e valores totalmente contemporâneos, sera necessário pensar na era digital, mudar conceitos dos proprietários e diretores, para acompanhar a evolução, uma vez que diante desse cenário de crescimento desordenado quem não se estruturar com planejamentos estratégicos não subsistira amanha, lembrando que não existe uma receita, e sim um aglomerado de informação entre o nível estratégico passando para o tático e operacional trabalhando sempre em conjunto e criando alternativas de benfeitorias organizacionais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As empresas da nossa região que atuam com missão, visão e valores (as que têm), se comportam dentro da era industrial.

      Excluir
    2. Rodrigo o problema não são os conceitos são a atuação das empresas dentro de um cenário diferente do que se pensa como existente....

      Excluir
    3. Concordo professor muitos acreditam ser intocáveis, pois atuam a muitos anos da mesma forma e pensam estar certos, porem com o passar do tempo serão apagadas da historia. espero com essa crise financeira tão drástica que estamos enfrentando seja um start para o progresso, uma vez que é algo muito novo e não existe uma garantia de sucesso e sim condições de estar a frente para aqueles que se preparem melhor estrategicamente.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Como dito a tecnologia no ambiente corporativo é desenvolvido cada vez mais veloz e difícil de ser acompanhada pela máquina humana, onde vem se tornando obsoleto. Para que isso não seja uma realidade, é preciso estar sinérgico com todo esse desenvolvimento, sendo assim é preciso haver uma constante busca pela evolução, em todos os aspectos possíveis, pessoal, tecnológico, etc.
    O planejamento estratégico para ser mais próximo de todo esse contexto ao qual a corporação esta inserida deve ser precisa e exata. É preciso analisar os fatores internos e externos (analise swot) de acordo com os modelos e parâmetros da automação 4.0, e de fato estar otimizado e com capacidade adaptativa as inconstantes do cenário mercadológico.
    E se for para citar as empresas regionais assim como os colegas comentaram, é claro que podemos afirmar que muitas delas ainda não estão preparadas para viver essa mudança dentro de suas organizações, pois seu planejamento e sua capacidade ainda não estão alinhadas as propostas da nova era industrial.

    ResponderExcluir
  11. As empresas devem montar seu planejamento estratégico analisando a realidade da empresa e do cenário da automação 4.0. Ponto muito importante é a análise SWOT para que a empresa possa compreender o seu ambiente interno com seus pontos fortes/fracos e o ambiente externo com as oportunidades e ameaças. E através disso montar seu planejamento estratégico, como citado pela colega Ana.

    Concordo também com o colega Rodrigo onde ele cita sobre a nossa região e a visão contemporânea.

    O desafio é evoluir e evoluir é preciso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus quais as ferramentas você sugere para evoluir? esse é o desafio do administrador moderno...

      Excluir
    2. Sugiro além da análise SWOT e 5S, as ferramentas 5W2H que são as 7 perguntas para definir um plano de ação.
      Para se entender o motivo e a relevância das tarefas

      What? = O quê?
      When? = Quando?
      Who? = Quem?
      Where? =Onde?
      Why? = Por quê?
      How? = Como?
      How much? = Quanto custa?

      e também sugiro outro que é utilizado na empresa que trabalho que é a Six Sigma que é uma ferramenta com 5 etapas, que são:
      Definir: o que é importante que seja realmente bem feito para a empresa.
      Mensurar: os resultados dos processos e de suas etapas.
      Analisar: esses dados em busca dos motivos que possam estar levando a resultados abaixo da qualidade desejada.
      Melhorar: os processos implementando soluções que não apenas corrijam os erros, mas que previnam e evitem que eles ocorram novamente.
      Controlar: verificar se as medidas adotadas estão surtindo os efeitos desejados e se não é possível aumentar ainda mais a qualidade, melhorando cada vez mais os processos.

      Com essas ferramentas obter a maximização dos resultados da empresa, sendo na inovação, qualidade, busca por aperfeiçoamento dos seus colaboradores, visando que todos que ali trabalhem entendam o real sentindo da empresa, sua missão o que ela tem que fazer para conseguir o objetivo e de onde ela quer chegar, sua visão.


      As ferramentas já foram criadas, o próximo passo é colocar em prática...ai é onde está o desafio dos administradores

      Excluir
    3. Buscar os meios para implementar essas ferramentas na gestão

      Excluir
  12. Para se fazer um planejamento estratégico é necessário fazer a analise do cenário atual da empresa, levando em conta a missão, visão, valores, as metas e objetivos desejados, o publico alvo, o mercado ao qual a empresa está inserido, e o cenário econômico . Depois de analisado todos esses itens, é feita a criação do plano de ações que será aplicado. É importante que seja feito o acompanhamento durante a execução, comprovando a eficácia do plano. Como uma abordagem de transformação digital é aquela que requer um pensamento rápido e intuitivo, sua estratégia precisará atender mais do que hardware e software. As abordagens incluem os objetivos de negócios, as limitações orçamentarias da empresa, entre outros. Com avanço da tecnologia e a concorrência, aumenta a complexidade de ser manter competitivo no mercado. Algumas das maiores tendências tecnológicas serão o aprendizado automático avançado, a realidade aumentada e aplicativos inteligentes. Ou seja é hora de novos pensamentos para gerenciar a complexidade e reimaginar tudo — processos para oferecer produtos e serviços inovadores, gerenciar ativos, gerenciar riscos em tempo real e otimizar a rentabilidade em um nível transacional. Pode ser esmagador para as empresas enfrentar a transformação digital, e por isso é preciso planejar a transformação digital com uma metodologia correta. Citarei alguns pontos;
    Estratégias de Ti nos planos de Longo Prazo; Se a estratégia de negócios é investir na transformação digital, por exemplo, a TI deve extrapolar o que isso significa para a arquitetura existente, processos operacionais, habilidades, sourcing, governança e cultura.
    Crie planos de gerenciamento de mudanças; A cultura e a organização da empresa tendem a atrasar o processo e a tecnologia quando se trata de prontidão digital. Para que a transformação digital seja bem-sucedida, você precisa tornar a mudança cultural e os aspectos educacionais da transformação um ponto alto de seu plano. A empresa precisa de um plano de gerenciamento que deve ser suportado e habilitado para TI. Em outras palavras, a empresa precisa de uma visão clara para o estado final para que todos se movam na mesma direção durante o processo.
    Estabeleça requisitos de gerenciamento de risco; É fundamental que os CIOs e os líderes de projetos desenvolvam sua abordagem de gerenciamento de risco para uma era digital. É impossível conhecer as especificidades de como ou quando um risco desconhecido se tornará realidade ou qual será seu impacto, mas podemos prever alguns fatores que levam a novos riscos. Múltiplos pequenos pontos de falha podem entrar em cascata em riscos comerciais mais sérios. Os projetos digitais conectam mais e mais coisas juntas, muitas das quais não estão no controle direto dos líderes do projeto. Essa tendência agrega complexidade e interdependência aos sistemas organizacionais, às vezes de forma exponencial. O atual ambiente de “necessidade de velocidade” do negócio digital desencoraja a redundância. Portanto, os potenciais pontos de falha proliferam e a fragilidade aumenta, por isso a importância de definição de critérios para o gerenciamento de risco.
    Digitalize seu negócio principal; Não se trata apenas de lançar novos projetos de TI, trata-se de fundamentalmente transformar o negócio para torná-lo mais enxuto, mais ágil e mais rentável. É importante analisar os esforços digitais que podem produzir as maiores mudanças de desempenho e valor para os clientes — não só no marketing, mas também nas operações e no back office. As empresas que conseguem enfrentar muitos esforços em paralelo, utilizando processos padronizados e técnicas ágeis para acelerar a execução, proporcionam mais flexibilidade na estratégia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa...parabéns pelo conteúdo e conceitos apresentados...

      Excluir
  13. Com este cenário exposto, as empresas devem montar seu planejamento estratégico, voltado para do desenvolvimento de pessoas engajadas, pessoas aliançadas com os objetivos da empresa e em estado de FLOW, devem também reavaliar os processos da organização, pois, os processos devem ser eficientes e maximizados, para atingir a eficácia de forma acelerada, buscando uma efetividade perene, além disso, a organização deverá repensar na questão dos seus resultados, pois, nessa era moderna e digital, os resultados não geram uma cultura, essa cultura é que dará sentido ao motivo da existência da organização.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moisés muita sabedoria na sua exposição...

      Excluir
    2. Apenas uma correção: os resultados (SIM) geram uma cultura.

      Excluir
  14. Para iniciarmos o debate sobre o texto exposto, trazendo o tema PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E O MUNDO EXPONENCIAL, trouxe definições :
    Segundo Rebouças de Oliveira (2009) Planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela Organização, visando ao otimizado grau de interação com os fatores externos – não controláveis - e atuando de forma inovadora e diferenciada.
    Exponencial ou exponencialização é a velocidade que a tecnologia evolui.
    Diante disso, será preciso estar atento às mudanças de mercado, se adaptar e buscar por ferramentas que auxiliem no processo de decisão, e que ao mesmo tempo mantenha a organização atualizada a Automação 4.0.
    Para iniciarmos o P. E. precisaremos de um diagnostico estratégico, definindo sua missão, visão, valores e politicas, ou mesmo atualiza-las a Era Digital.
    A analise SWOT, apresenta Forças e Fraquezas em seu ambiente interno, e Oportunidades e Ameaças em seu ambiente externo, ao encontrarmos e definirmos estes pontos, a tomada de decisão já terá um direcionamento.
    Isso tudo buscando pela eficiência, eficácia e efetividade da empresa, mas para buscar o potencial da maquina humana, conforme citado, será preciso desenvolvimento de toda a equipe, afinal, mesmo diante da era digital, as equipes de trabalho são extremamente importantes à organização. Será preciso mantê-las engajadas, e para que isso aconteça, também se faz necessário métodos de planejamento para desenvolve-las, com treinamentos, por exemplo, mostrando seu real valor na empresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, parabéns pelas menção das ferramentas o desafio e como aplica-la diante de tantas transformações...

      Excluir
  15. Capacitando os funcionários, através de cursos e treinamentos, para assim poder atender as necessidades atuais da era digital, concordo com o colega Matheus Calefe um ponto muito importante e crucial para as empresas é a análise SWOT que mostrando assim os pontos fracos e fortes.
    Sempre buscando por projetos eficientes, pessoas engajadas que criam,inovam e buscam sempre o melhor valor trazendo assim ótimos resultados para organização.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra, como fazer isso diante de culturas que não acompanharam a evolução de gestão cultural?

      Excluir
    2. Através de materiais didáticos, softwares, apostilas digitais, e consultorias.

      Excluir
  16. Pode se entender que as mudanças dos novos cenários exigem que a organizações nos dias atuais busquem nova tecnologias para que possam acompanha mercado. É preciso que os empresários tenham uma visão holística de poder analisar a mudanças no mercado e que não tenham medo das ameaças do ambiente externo, porém ainda é necessário que o empresário ele tenha um perfil que busque valor, participativo nas tomadas de decisões, que seja responsável na pratica nas tomadas de decisões certas pela corporação, e que ele seja convergente e inovador ao próprio sucesso. E como hoje temos a automação 4.0 muitos profissionais terão que estar totalmente capacitados, é importante ainda que a empresa ofereça treinamentos ao profissional para que ele adquira novas competências, habilidade e atitudes a serem tomadas pois o mercado de trabalho exige isso. Vale salientar que hoje as organizações elas estão mais competitivas no mercado de trabalho devido a atual crise no Brasil, e as vagas de empregos elas estão bem acirradas muitas empresas buscam profissionais inovadores, preparados, motivados e competentes para pode atuar dentro delas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo....trabalhar com as siglas CHA conhecimento, habilidade e atitudes...

      Excluir
  17. É necessário que as empresas estejam acompanhando esses novos modelos de gestão e se manterem atualizadas diante a essas mudanças para que elas possam evoluir junto ao mercado e não ficarem desenformados e se manterem dentro das exigências do mercado dos tempos atuais, investindo em novas tecnologias, treinamento aos cooperadores e atribuindo ao crescimento da sociedade diante dessas mudanças. Sabendo que essas mudanças estão em atualizando cada vez mais rápido é preciso que todos os envolvidos no mercado de trabalho estejam acompanhando essas mudanças, para que possam contribuir e fazer parte desse desenvolvimento, que para alguns está sendo promissor e beneficente e para alguns será prejudicial pelo fato de que áreas do mercado será substituído por modelos com custo benefício mais baixo ou pela extinção de alguns empregos.

    ResponderExcluir
  18. Como é de grande importância para a industria, se manter no mercado de trabalho com tantas concorrência, diante das tecnologia que estão chegando com força total, para as industrias os parâmetros com automação 4.0. São fatores tectológico que vai impacta muito nas industrias de modo geral,como nos mostra o IBGE mas de 14,2 milhões de desempregados,temos como exemplo uma colhedeira de cana açúcar que faz trabalho de oito homens, a mesma só precisa de um operador,para direcionar. Sera que nosso pais esta preparado para receber essas evoluções? Que a cada minuto e lançado algo novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elielson por isso temos que avaliar as propostas dos governantes até quando vamos estar despreparados...

      Excluir
  19. pela corporação, e que ele seja convergente e inovador ao próprio sucesso. E como hoje temos a automação 4.0 muitos profissionais terão que estar totalmente capacitados, é importante ainda que a empresa ofereça treinamentos ao profissional para que ele adquira novas competência

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maurício aplique o conceito de evolução no seu comentário que realizamos em sala de aula....

      Excluir
  20. Diante desta situação, a empresa necessitaria de um planejamento embasado sobre um novo conceito de organização, em que ela se encontre no âmbito de modelos contemporâneos de gestão que garantam o alinhamento de suas metas com as novas necessidades de mercado e das realizações de seus colaboradores. O planejamento organizacional não envolve somente tecnologia, mas sim, aqueles que a manipulam e a exploram.
    O ato de planejar consiste em lançar algo ou estipular premissas a frente de um tempo pré-determinado, para que seja obtida a capacidade de elaborar novos caminhos para se trilhar até uma realização especifica, prevendo as novas tendências e comportamentos de seu stakeholders. Feito planejamento e as análises de acordo, a empresa poderá remodelar sua missão para um modelo que seja melhor aceito pelos seus colaboradores, porém que estejam intimamente interligados aos mercado, para que eles possam viver o que fazem, e para quando o fizerem, transmitirem esta importância de organização para com a sociedade, do mesmo modo, seus valores, cultura e politicas deverão ser voltadas a melhoria continua, de uma maneira macro, atingindo seus colaboradores a ponto de estarem aprendendo em sincronia com a evolução tecnológica do mercado 4.0.
    Obviamente nem todos os profissionais conseguirão manter as suas posições devido obsolescência de suas habilidades, não somente pelo fato de o mercado estar informatizado, mas sim que de que muitas destas tecnologias estão embutidas em sistemas de aprendizados contínuos, oferecendo inteligências artificiais que não param, não comem, não tem nenhuma outra necessidade fisiológica igual às pessoas. O que a corporação necessita é manter um padrão de aprendizado continuo engajando toda a equipe a buscar o seu melhor pelo fato de que a tecnologia é o resultado das conclusões que a ciência adquiri, através do desempenho maximizado do ser humano pensante, aplicado sobre as propriedades das técnicas, que nada mais são que os meio de se executar alguma tarefa que posteriormente poderá ser aprimorada pelo mesmo indivíduo que está executando –a.
    E para que o ser humano seja altamente produtivo de uma maneira que não venha a afetar a sua saúde emocional e física, ele poderá utilizar de ferramentas aprimoradas pela ciência e práticas humanas, como a analise SWOT, o Gráfico de Pareto e o Ideograma de Ishikawa. Tais métodos, como a análise de SWOT, irão analisar os possíveis pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças do ambiente corporativo em que o indivíduo se situa, trazendo a possibilidade de relacionar as ações do dia a dia dentro do gráfico de Pareto e analisar as pequenas causas que causariam os maiores impactos, a denominada relação 80/20, otimizando o tempo do profissional em focar nas variáveis que trariam melhor impacto ou trabalhar naquelas que causam o maior estrago mas que não são percebidas de início por virem de fatores quase imperceptíveis, e por fim poderá ser agregado os fatores principalmente de suas fraquezas internas dentro do ideograma de Ishikawa, que formara uma espinha de peixe destrinchando os possíveis fatores de falhas a serem trabalhadas, fazendo que o profissional otimize seus resultados e que a organização venha a gerar mais riquezas, não monetárias somente, mas de novos conceitos e práticas de qualidade na sua gestão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus como criar uma ferramenta exponencial do diagrama de pareto e SWOT seria uma proposta de pesquisa..

      Excluir
  21. Há muito tempo já se vem desenvolvendo uma complexa inteiração dentro do processo de planejamento estratégico; e que a cada momento outras formas de planejamento vão surgindo,de maneira que os empresários estejam atento a essas transformações para poderem competir no mercado. Se todos os negócios pudessem crescer numa dimensão muito grande seria ótimo, porém os próprios concorrentes fariam com que eles se auto eliminasse uns aos outros e com isso apenas os melhores sobrevivem. A tecnologia aumenta a cada momento e as empresas vão procurando se adaptar ao mercado competitivo colocando os seus elementos em ação.O planejamento estratégico deve ser montado, partindo de seus princípios específicos, estando apto para qualquer modificação que pode aparecer como as oportunidades e ameaças que o próprio mercado oferece; fazer avaliações ambientais atentando para os possíveis riscos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falcão, editar e identificação do seu perfil...

      Excluir
    2. Professor Franco, conforme seu pedido, realizei a edição e configurações do meu perfil. Obrigado

      Excluir
  22. Com a evolução da tecnologia e a expressão 4.0,o ritmo acelerado da digitalização na indústria atual é uma mudança radical que transformou muitas empresas,acredito que as empresa que não investir em tecnologia e acompanhar esta evolução vai ficar estagnada sem ter um norte para projetar um planejamento estratégico eficaz.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre trás um exemplo do varejo...

      Excluir
    2. Exemplo de varejo investir em sistemas integrados no qual qualquer usuário pode acessar e buscar informações em tempo real ou retroativo as informações de vendas,margens,entradas,saídas,etc com isso pode fazer uma projeção com percentual de erro menor.

      Excluir
  23. Acredito que além dessa ideia de adaptação nas organizações, a adaptação e desafios maiores serão de lideres, gestores, enfim executivos, que terão uma pressão para uma mudança dessa proporção, pois se nota que essa era digital vem chegando cada vez mais com impacto, trazendo o novo que as vezes radicaliza muitas coisas, porém, trás novidades e melhorias. As empresas devem trabalhar em efeito chuveiro, se as ordens delegadas vem de cima (estratégico e tático), as mudanças devem ocorrer de inicio por ai também e ir se adequando em todos os departamentos da organização e dando liberdade aos colaboradores internos para também se inovarem.
    As empresas devem buscar conhecer e estudar sobre essa nova proposta que vem surgindo no mercado sobre essa tecnologia, pois não são todas as empresas que tem suporte e estrutura para a adequação desta. É necessário avaliar riscos, oportunidades, estratégias, tentar buscar suporte e parcerias com empresas que também iniciaram suas atividades com esse novo da tecnologia para ter base de informações e se manter firme na proposta de mudança, nos impactos que ela trará, afinal tudo que é novo causa um impacto, mas com um bom planejamento estratégico, analises de riscos principalmente na análise SWOT que irá trabalhar sobre esses riscos mas também sobre as oportunidades, pontos fortes e fracos. Esse conceito novo de tecnologia não vem para atrasar ninguém muito pelo contrário, ela chega para colocar mais valor nas organizações e incentivando-as na melhoria continua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Euda...poderia citar outras propriedades da SWOT...

      Excluir
    2. A análise SWOT vai permitir a empresa elaborar nova ideia de negócio que consiga ter condições de manter no mercado e também elaborar uma estrategia.
      Vai permitir avaliar as forças, saber se a organização conta com os recursos necessários para desenvolver o projeto.
      Compreender as fraquezas, não negligenciar a falta de estrutura dos departamentos que precisem de melhorias.
      Descobrir oportunidades, pelo fato da ideia ser novidade e não ser todas as empresas que tem potencial de entrar a empresa pode ter grande chance de se destacar no mercado.
      E enfim identificar a ameaça, embora seja uma oportunidade ter pouca concorrência, também pode haver ameça pois pode surgir empresas de grande porte que entrem com grande potencial e ocupem esse espaço no mercado.

      Excluir
  24. Com o avanço da tecnologia de uma forma rápida, as empresas devem montar seu planejamento estratégico de modo que acompanhe todo esse progresso, pois a maior dificuldade de adaptação é o modelo de cultura tradicional das empresas onde fica mais difícil a implementação de um novo sistema.
    Para se ter um bom planejamento na automação 4.0. é necessário que a empresa busque conhecimento, através de pesquisas e desenvolvimentos em cima dos seus processos já existentes. Diante desse cenário as empresas devem adaptar os elementos do P.E. de modo a sair do tradicional e evoluir para a era digital.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabela sobre a evolução para era digital quais os caminhos?

      Excluir
    2. Os caminhos são aderir a era da informatização, de modo com que possamos otimizar o trabalho utilizando ferramentas com inteligencia, por exemplo, mudar um processo de manual de troca de comunicação para um sistema otimizado de informática (MRP - gestão de produção)

      Excluir
  25. Com o avanço da tecnologia e constantes mudanças nessa Era Digital, aumenta ainda mais a necessidade de se manter no mercado, garantindo sua sobrevivência, e de forma competitiva com relação aos seus concorrentes.
    O planejamento é um método que você se prepara, de forma articulada, pensando em acontecimentos futuros, sem improvisações, estabelecendo estratégias para alcançar determinado objetivo.
    As mudanças de paradigmas estão ocorrendo de forma muito acelerada, com isso a empresa que ficar com planejamento clássico não conseguirá acompanhar os novos desafios impostos nesse cenário. Mentes tradicionais não farão mudanças.
    Isso se torna um grande erro, pois é necessário se adaptar a essa transformação digital, resistir em permanecer no modelo antigo e tradicional, buscar inovações e diferenciais para garantir a continuidade no mercado, melhorar o desempenho e atingir melhores resultados.
    Concordo com a Vanessa Nogueira que para criar um planejamento estratégico é necessário fazer a análise do cenário atual da empresa, levando em conta a missão, visão, valores, as metas e objetivos desejados, o público alvo, o mercado ao qual a empresa está inserida, e o cenário econômico. Complementando com o comentário do Moisa, que as empresas devem montar seu planejamento estratégico, voltado para do desenvolvimento de pessoas engajadas, pessoas aliançadas com os objetivos da empresa.
    “Você não deve levar o cavalo até a água e se perguntar por que eles não querem beber. Você tem que fazer o cavalo sentir sede, aí ele encontra seu caminho até a água e bebe dela. Faça seus funcionários sentirem sede!” – Naveen Jain, empreendedor serial, ganhador de diversos prêmios como “Most admired Serial Entrepreneur” pela Silicon India.
    “Uma das questões-chave em um mundo exponencial… é que tudo o que você acredita hoje logo se tornará obsoleto, e por isso você tem de estar sempre se atualizando sobre as tecnologias e sobre as capacidades organizacionais.” John Hagel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna...como aplicar isso no mundo financeiro bancário?

      Excluir
    2. Professor, vou citar como exemplo o local onde trabalho. Na minha opinião, a empresa vem buscando constantes inovações e evoluções de acordo com o mercado. Criando estratégias para buscar a otimização de seus resultados e caminhar junto a essa Era Digital.
      Abaixo segue um link muito interessante que demonstra o que foi citado acima:
      http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=48200&sid=161

      Excluir
  26. Eu acredito que diante da automação 4.0 as empresas devem ter uma estratégia bem definida pois com esse senário exposto muitas pessoas não saberão lidar com essa evolução e com isso pra evitar confrontos. As empresas terá que ter uma visão, missão e valores de acordo com a estratégia o planejamento eficiente que a empresa fez, pra que faça entender como deveram trabalhar e quais serão seus objetivos.
    Essa evolução Industrial 4.0 vai mostra para as demais empresas como já mostra pra muitas, que pode ter, um trabalho ótimo, um produto bom, pode ter conservação ambiental, transparência nos negócios e muitos recursos que era um gasto e agora ja não é mais pois reduziu custo, tudo isso sendo eficiente e com visão além daquilo que é padrão que muitas empresas dos dias atuais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro você me fez refletir seria uma evolução ou revolução 4.0 na prática?

      Excluir
  27. A área da Tecnologia vem mudando o seu papel gradativamente ao longo dos anos, a tecnologia evoluiu muito dentro das organizações ganhou uma importância estratégica hoje não da para pensar mais na área de TI só como tecno, nos tem que pensar que a tecnologia é como uma estratégica nos tem que pensa que a tecnologia é muita significância para o sucesso ou não para a organização para o futuro próximo assim o TI passa pelo um papel estratégico quando tudo passa dependendo dela, hoje eu penso como uma instituição um hospital que não tem o prontuário pronto, todo entregado e que tudo depende a partir de uma descrição medica que gera solistação de exame, laboratório, medicamento os procedimento que são feito e todo cuidado a partir da descrição do medico e com isso tem todo cuidado medico ao paciente com forma eletrônica da parte da cadeia, hoje temos a organização completa e a organização passa depender de forma muito significativo de um funcionamento de tecnologia, nos vai ver que ao chegar agora no momento que o hospital está ficando louco com os bancos que simplesmente se falta luz e energia tem que parar, mas tem um porem o hospital e diferente de banco que ele não pode parar porque será que vc vai deixar de atender seu paciente, vc vai deixar de aplicar a medicação vai interromper um cuidado por simplesmente que seja por causa da falta luz ou simplesmente o sistema caiu, não isso é inconcebível isso ou dizendo isso e completamente inconcebível, então a tecnologia passa ter um papel, central para sistema estratégico da organização, por que a tecnologia vai ter um papel fundamental em ti levar para onde vc quer ir, não trabalha sozinha precisamos de pessoa de processo e também estratégia de governança.
    Hoje não temos mais essa coisa de A e B tudo esta interligado de um processo para entrega uma missão de uma instituição e nesse processo a área de tecnologia por concentra todo aparato que move a instituição tem um papel muito significativo muito fundamental vamos parti para pensar que dês da infra-estruturar que não pode parar dês do sistema que agrega e registra todos os dados dos pacientes, conta a pagar receber, contabilidade, recurso humano de tudo da instituição e toda a informação esta lá e nos estamos caminhando cada vez para o hospital sem papel e a importância da tecnologia esta crescendo de forma fenomenal se eu tenho todo registro no papel eu até posso parar, mas se eu não tenho papel e nada eu não posso hipótese parar á e outra coisa importante a tecnologia tem que ser igual telefone eu não paro para pensar quando eu disse se vai da linha ou não vai da, eu simplesmente eu clico e acontece e acontece e assim tem uma velocidade inacreditável e uma resposta aceitável o que os temos que pensar é como possuir um TI que faça parte cada vez mais estratégica da instituição que não tenha só apenas técnico mas alem dos técnico tem gestores que enxergar a estratégica que conheça que participa a definição e que colabora de forma muito intensa para que a organização alcança o seu objetivo.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Analiso que muitas empresas pecam no medo de mudar! A mesmice do mercado tradicional é mais fácil de trabalhar e não gera mais trabalho `duro´ ou ate mesmo não precisa a criação de novas estrategias e planejamento, esse é o erro de muitas empresas.
      A adaptação cultural precisa acontecer no ambiente corporativo, mentes tradicionais não farão a mudança.
      Planejamento Estratégico na empresa precisa ser a base de tudo é desse plano que a empresa se desenvolve!

      Excluir
    2. Lais, a cultura organizacional é um dos fatores que impedem de identificar a evolução mercadológica....Porém precisamos ir além do planejamento...

      Excluir
  29. Concordo com o Matheus Calefe
    pois o primeiro passo é fazer uma analise sobre o cenário corporativo e o cenário da automação 4.0.ao realizar a analise SWOT, onde ela colocara em pauta seus pontos forte e fracos assim como suas oportunidades e ameaças.
    A empresa poderá dar inicio a Fase do Planejamento Estratégico onde se inicia pelo Diagnostico estratégico, logo apos a Missão da Empresa, depois os Instrumentos prescritivos e Quantitativos e por fim Controle de Validação.
    Concordo também com a Alessandra Thibes, pois para o planejamento obter resultado os colaboradores devem ser comunicados sobre a mudança para assim fazer a capacitação de ambos, sejam eles com cursos, treinamentos etc, pois pessoas engajadas otimizam os resultados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adrieli qual outra ferramenta estratégica que podemos realizar juntamente com a automação 4.0..

      Excluir
  30. Boa tarde, Professor
    Acredito que cada vez mais o ser humano passa a ser ultrapassado por máquinas e ferramentas, é primordial o desenvolvimento intelectual de cada um.
    Além de uma iniciativa, a empresa deve estimular cada vez mais a alta performance de seu colaborador, buscar atingir a eficiência e eficácia do que se diz respeito ao seu trabalho e desenvolvimento.
    Na era Industrial 4.0, ferramentas como OEE (Overal Equipment Effectveness), controle estatístico de produção, busca atingir a maior eficiência geral do equipamento, a alta performance, qualidade, disponibilidade (parada de máquina), registro de produção, ociosidade, custo acima ou abaixo, entre outras. Com essa ferramenta sendo implantada nas indústrias, cada vez mais se precisa de pessoas treinadas e capacidades para fazer esse monitoramento e saber fazer a manutenção desse sistema.
    Pessoas altamente treinadas desenvolvem um maior resultado tanto do sistema quanto do equipamento, busca através de dados estatísticos apresentar possíveis maneiras de melhorias para buscar o melhor prazo com o menor custo.

    ResponderExcluir
  31. Ao meu ver,as Empresas devem acompanhar a Evolução da Tecnologia e a Expressão 4.0, o Planejamento Estratégico é importante para o Crescimento, desenvolvimento, execução e especificações das Empresas : missão, visão e valores.
    Diversas Empresas devem estar atentas aos Objetivos á traçar da onde devem chegar para atingir Resultados, com Eficiência e Eficacia.

    Att.
    Natalia Suelen.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natália gostaria da citação de um caso prático..

      Excluir
    2. Boa Tarde,

      Uma citação da qual posso dar exemplo prático, seria a adaptação de aplicativo via Whatsapp, pedidos feitos em tempo real, tendo ou não o produto em estoque na empresa, é realizado suas entregas, conforme demanda, pois temos parcerias com empresas do mesmo ramo, do qual podemos recorrer para melhor atende-los com a mesma eficiência e qualidade do produto.

      Att.
      Natalia Suelen.

      Excluir
  32. Fazer a empresa se encaixar nesse novo cenário é primordial para não ficar para trás.A empresa devera adrir grandes mudanças nas práticas e estruturas organizacionais, como novas arquiteturas de tecnologia da informação e gestão de dados, novas abordagens de compliance com leis e impostos, novas estruturas organizacionais e, mais importante, nova cultura orientada para o digital, que deve encarar a análise de dados como um recurso-chave da empresa.Então o planejamento estratégico deve avaliar a reformulação de produtos e serviços;interação mais próxima com o cliente;inovação no que diz respeito a missão,visão e valores da empresa e profissionais que vivam de fato a chamada transformação digital,ou seja,todos os seus colaboradores terão de pensar e agir como nativos adeptos da tecnologia, dispostos a experimentar, aprender novas formas de funcionamento e adaptar os processos diários em conformidade.Isso porque, como declarou o fundador do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab, “ao contrário das revoluções industriais anteriores, essa vai evoluir em ritmo exponencial em vez de linear. Ela não está só mudando o ‘o quê’ e o ‘como’ fazer as coisas, mas também o ‘quem’ somos nós”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca e como administradora como acompanhar esse ritmo exponencial..?

      Excluir
    2. Em minha opinião,sempre estar se atualizando,participar das feiras de tecnologia e inovação,investir em equipamentos que acompanhem e se adequa ao ritmo inovador,adaptação dos colaboradores e aderir estrategias que motivem tanto o ambiente interno quanto o externo a interagir e compreender a importancia desse novo cenario e ferramentas.

      Excluir
  33. Boa noite, acho que a inovação é a grande chave para o sucesso nesta nova era digital. Seu uso, associado à tecnologia para gestão, vem otimizando processos em companhias de todos os tamanhos e segmentos, transformando negócios locais em negócios globais. O caminho para a inovação nos negócios passa por desenvolver algo inteligente e único, que irá fazer a diferença em termos de valor, qualidade e produtividade, por meio do uso de tecnologias emergentes ou já consolidadas no mundo.

    ResponderExcluir
  34. Com inteligencia artificial, o mundo corporativo vai melhorar a velocidade de seus negócios, e o RH(recursos humanos) terá novas ferramentas para selecionar seus colaboradores com o cruzamento de informações atingindo assim a menor possibilidade de erro na contratação de um profissional. Com isso a corporação atingira a efetividade da sua estrutura estratégica organizacional para atingir a sua eficacia em todos os processos conseguindo a sua independência e velocidade na informação,com menos despesas financeiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge apenas isso traria a efetividade da empresa no mercado competitivo?

      Excluir
  35. Boa Noite.

    Ao meu ponto de vista temos dois viés: Um ponto de vista que gradativamente a maquina humana vem perdendo seu potencial diante dos novos cenários pois estas pessoas que tem resistência a mudanças as novas tecnologias, estas mais centralizadoras.
    Porém também temos que olhar que algumas corporações já tem as suas mudanças aceitas com mais facilidades, se adaptam ao seu colaborador e mudam suas visões e valores diante desta tecnologia e inovação, hoje as empresas tem um propósito que é "elevar a empresa para o seu melhor" o que ela deixará para o mundo, que sentido ela dá para as pessoas, tem a diversidade, buscam os valores intrínsecos e extrínsecos de cada pessoa, a Automação 4.0 traz que os processos de produção tendem a se tornar cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis, isso tudo se dá quando dentro de uma organização temos pessoas que estão aliançadas com suas organizações que não são apenas máquinas que fazem o seu melhor, que entram em estado de flow (para quem não sabem estado de flow, o indivíduo se encontra em um fluxo de produtividade em que mergulha com prazer e dedicação intensos no que está fazendo. No flow, a pessoa não sente o tempo passar, nem mesmo sofre com a pressão da falta de tempo, os seus pensamentos fluem em total conformidade com a atividade realizada e com alto grau de concentração), dentro desta nova era se as pessoas se comprometerem de tal forma, sentiram a pressão e o stress do trabalho diário de forma mais tranquila e leve. O coaching está trazendo uma pegada diferente para as pessoas uma sensação de liberdade, de que podemos e somos capazes de realizar as coisas de forma pratica.
    Da pra se concluir que essa nova era vem para melhorar e maximizar as corporações e seus indivíduos.

    ResponderExcluir
  36. Boa Noite,
    A sugestão que essas máquinas humanas com dificuldade de mudança, mais centralizadoras, façam treinamentos intensos, como por exemplo coaching, desenvolvimento de alta performance, para se adaptarem a essa nova era que esta se desenvolvendo.

    ResponderExcluir