Alegria é fruto do Espírito posição de quem já venceu (Eliezer Rodrigues)

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Como aplicar o planejamento estratégico nas pequenas empresas!!!


Resultado de imagem para planejamento estratégico nas pequenas empresas


As micro e pequenas empresas estão cada vez mais presentes junto ao crescimento da economia brasileira. Para estas empresas se manterem e se firmarem no mercado tornou-se necessário utilizar-se das ferramentas estratégicas. Este trabalho discutiu as necessidades do planejamento estratégico e as formas de organização, identificando as ferramentas importantes para o gestor. Apresenta os percalços da importância da aplicação do planejamento estratégico pelo gestor, falta de conhecimento deste e como implica na taxa de mortalidade do pequeno negócio. Através da pesquisa bibliográfica verificou-se que a falta de aplicação do planejamento estratégico, conhecimento do empresário e da gestão nas micro e pequenas empresas são fatores que envolvem no aumento da taxa de mortalidade das empresas.





Após a leitura do artigo 

http://revista.unicuritiba.edu.br/index.php/admrevista/article/view/2195


Faça suas Análises e considerações.



33 comentários:

  1. O planejamento estratégico nas pequenas empresas, começa pelo conhecimento estratégico administrativo de seus gestores. Com novas tecnologias e ferramentas a Era Digital torna necessário a aplicação do planejamento estratégico para poder se manter e se firmar no mercado competitivo.

    ResponderExcluir
  2. O planejamento estratégico, mais do que a busca de um plano formal, é um rico processo de discussão de oportunidades e de análise da realidade da empresa.Sua implantação nas micros e pequenas empresas é uma grande oportunidade para construir, rever ou desenvolver a leitura da realidade da organização.Que sendo uma leitura crítica, coerente, completa, inteira, sistemática e compreensível,gerarará confiança, segurança e clareza ao papel que a empresa quer assumir no mercado.
    As micros e pequenas empresas devem adotar o planejamento estratégico para implantar organização, direcionamento e controle; maximizar seus objetivos; minimizar suas deficiências e proporcionar a eficiência.Assim, ao inves do aumento da taxa de mortalidade das micros e pequenas empresas havera a maximixação dos seus resultados e consequentemente sua efetividade no mercado.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Quando se trata de uma pequena empresa, o planejamento deve ser considerado prioritário. Trata-se de negócios ainda em desenvolvimento e com poucos recursos para investir e gerir, e tudo deve ser muito bem controlado e planejado para que o tão esperado crescimento venha. Ocorre, porém, que na grande maioria das pequenas empresas a prioridade é a operação, e a operação sem planejamento. As rotinas operacionais consomem o tempo e os recursos do pequeno negócio e parece não haver tempo para planejar. Para muitas pequenas empresas, dar importância ao planejamento é realmente uma mudança de cultura. É sair de um pensamento orientado diretamente para a ação e migrar para um pensamento orientado para a ação planejada. Mas os benefícios dessa mudança realmente valem a pena.
    Para que essa mudança ocorra a empresa de pequeno porte terá que ter conhecimento de pelo menos 6 metodologias existente no cenário empresarial, que são ;
    Definir Visão, Missão e Valores
    Análise 360° de oportunidade de negócio
    Análise de SWOT
    As 5 Forças de Porter
    Definição de metas para pequenas e médias empresas
    Matriz BCG
    Infelizmente a maioria das empresas de pequeno e médio porte não tem conhecimento dessas ferramentas, seus gestores na maioria são pessoas que são inseridas em um cargo de nível estratégico pelo simples fato de ser um parente, amigo, ou um funcionário que subiu da produção para um gestor sem se quer ter preparo para isso, acredito que isso afeta muito o desenvolvimento das empresas de pequeno e médio porte, apesar disso a mortalidade das empresas não está ligado apenas nesse fato e sim na falta de planejamento, falta de negociação com fornecedores, não investir na capacitação de mão de obra, não aperfeiçoa produtos, não acompanhar as despesas e receitas em rigor, etc.
    Para concluir eu acredito que para aplicar um planejamento estratégico nas pequenas empresas o próprio empresário tem que ter visão do quanto isso é importante e pode influenciar no seu negócio, para isso ele vai ter que rever a situação da sua empresa e investir na mudança necessária para seu negócio, sem pensar no custo e despesas que ele vai ter para isso.

    ResponderExcluir
  6. O planejamento estratégico são técnicas e ferramentas testadas para a aplicação de uma boa gestão. No entanto, no Brasil, a taxa média de mortalidade de uma empresa em seus 2 primeiros anos é relativamente alta, ou seja, estamos diante de um cenário onde há pessoas com iniciativa, porém sem a devida instrução.
    Isto posto, eu acredito que o problema da falta de aplicação da devida estratégia, vem antes mesmo da abertura de uma pequena, média ou micro empresa, pois, de uma maneira geral, pensando a longo prazo, deveríamos olhar para a precariedade da nossa educação de base, considero que estes fundamentos de planejamento deveriam vir do ensino médio, assim como é em países mais desenvolvidos e, ao sujeito atingir a maioridade (quesito para se abrir uma empresa), ter plena condição de arriscar com mais assertividade na aplicação de um possível empreendimento ou, buscar uma especialização (ou curso superior), em uma determinada área.
    Eu sugeriria um ataque nas duas pontas, pela parte mais interessada (governo), a mudança na base nacional comum curricular (grade de ensino), voltado ao preparo dos jovens emergentes do ensino médio, e a na outra ponta, a obrigatoriedade de um curso de gestão (SEBRAE) para as pessoas que desejam empreender de forma legal.
    Como aplicar o planejamento estratégicos nas pequenas empresas nos dias de hoje? Devido a nossa cultura estar baseada no improviso, ou seja, “fazer e depois vê no que dá”, acredito que isto só teria uma efeito imediato com a intervenção governamental, no que tange a incentivos ás empresas que participarem de um programa de gestão mínimo, que deveria ser pré-estabelecido pelo governo, como se fosse uma selo de certificação.

    ResponderExcluir
  7. Diante do Artigo exposto, podemos observar que as pequenas e médias empresas têm se destacado diante do mercado. Muitas possuem até vantagens no âmbito tributário, por exemplo.
    O ideal para aqueles que estão iniciando seus trabalhos, é conhecer o mercado, utilizar ferramentas que direcionem seu caminho, encontrar algo que lhes permita uma visão holística, ou seja, uma visão global, de todos os elementos da organização.
    Uma boa pesquisa de mercado, para analisar e conhecer o perfil dos clientes, identificar e detectar novas tendências do mercado, entre outros, podem fornecer importantes informações para que a empresa se torne efetiva no mercado, e prevenir sua precoce mortalidade.
    REBOUÇAS DE OLIVEIRA (2009) apresenta que o planejamento é um processo contínuo que envolve um conjunto complexo de decisões,e apresenta cinco partes:
    -Planejamento dos fins: conforme citado no artigo, visão, valores, a missão, propósitos, objetivos e metas.
    -Planejamento dos meios: proposição dos caminhos para a empresa chegar ao estado futuro desejado, como por exemplo, expandindo sua capacidade produtiva.
    -Planejamento organizacional: esquematização dos requisitos para se realizar os meios propostos.
    -Planejamento dos recursos: dimensionamento de recursos humanos, tecnológicos e materiais, e determinação de aplicação dos recursos financeiros.
    -Planejamento da implantação e do controle: atividade de planejar e acompanhar a implantação do empreendimento.

    Após esses processos, temos algumas ferramentas que proporcionam respostas aos problemas, e uma direção as decisões que precisam ser tomadas:
    -Missão, visão e valores;
    -Analise 360° = Avaliação de desempenho;
    -Analise SWOT = Analise do ambiente interno e ambiente externo, identificando Pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades;
    -Cinco Forças de Porter = identificar clientes, fornecedores, barreira ou entrada para novos competidores, serviços potenciais, e os competidores.
    -Matriz BCG = analisar periodicamente a oferta dos produtos e serviços da organização.

    Após todos os processos mencionados, a pequena e micro empresa precisarão se adaptar as transformações do mercado, já que não há controle sobre as possíveis ameaças, precisarão de gestores capacitados, para que possa contribuir com a organização, atingindo os objetivos propostos!

    ResponderExcluir
  8. Sabendo que o planejamento estratégico é uma ferramenta importante para que as empresas possam ter relações positivas diante ao mercado, para que as possam empresas evoluam e maximizar seus resultados. É importante que as pequenas empresas tenham em mente que elas precisam analisar o ambiente que ela está inserida fazendo uma análise interna e externa, para identificar os seus pontos fortes e pontos fracos para que avaliem suas ameaças e oportunidades, e o planejamento estratégico é uma ferramenta importante para que as empresas possam construir rever e desenvolver suas estratégias e para que maximizem seus resultados e minimizem suas ineficiências e pontos críticos. Para isso elas precisam definir suas missões, sua visão do futuro e definir seus valores para que a empresa gere confiança no que faz, clareza no que ela quer estar inserida no mercado

    ResponderExcluir
  9. As micro e pequenas empresas encontram muitas dificuldades quando o assunto é planejamento estratégico. O problema da pequena empresa é a falta de competência para dominar todas as etapas da cadeia de valor, além da própria capacidade de gestão de todas as suas etapas. Também é muito improvável que economicamente uma pequena empresa possa dominar todas as funções da cadeia produtiva. Tal situação acaba prejudicando o desenvolvimento estratégico da empresa e, consequentemente, sua competitividade dentro de um setor.

    ResponderExcluir
  10. Planejar = preparar o futuro
    Estratégia = conjunto de idéias direcionadas para atingir determinado objetivo.

    o planejamento estratégico é a junção dos dois conceitos ou seja o planejamento estratégico é o processo de preparação das ações usando da estratégia.

    o planejamento estratégico deve ser contínuo, é uma ferramenta que permite que a empresa se reinvente de tempos em tempos.
    E através dele que é o ideal para estruturar o caminho que a empresa quer percorrer .

    As empresas erram ao estabelecer metas/sonhos pequenos e somente enxergar pequeno.
    As empresas devem sempre buscar maximização
    O que puxa o aprendizado de uma empresa é a meta, a cobrança o interesse da administração nos processos..isso é o que faz com que as pessoas se esforcem, se movimentem, se reinventem.
    Outro ponto é o planejamento pois diante dos problemas as empresas querem ir direto na solução e não se preocupam em tentar entender o que ocasionou aquele problema, para aprender com o erro e se aprimorar e acabam (saltando) fazendo um mal planejamento, gastam dinheiro desnecessário para sanar o problema, que talvez venha ocorrer outras vezes, pecam na hora de planejar..
    Outro ponto é a execução pois nós como seres humanos somos procrastinadores, deixando as coisas tudo para última hora, não nos preparamos com antecedência e nas empresas é semelhante.
    O comprometimento de todos os envolvidos no processo é indispensável

    Por isso na minha visão as maiores dificuldades quando o assunto é planejamento estratégico em empresas podemos resumir como falta de visão fora da caixa. Os gestores/colaboradores devem enxergar além do mundinho fechado e entenderem que o mundo está a cada dia se reinventando e que eles não podem ficar parados no tempo, na mesmice.

    Buscar capacitação de todos em sua empresa, aprimoramento das habilidades.

    O ontem é história, o amanhã um mistério e o hoje é um presente (dádiva).
    Por isso devemos ver o ontem como aprendizado no que erramos
    para corrigir, no que acertamos para melhor, buscar planejar para prever situações futuras no futuro e no hoje nos capacitarmos, nos desenvolver ao máximo, dar nosso melhor no local onde trabalhamos de fato ir além do que vestir a camisa da empresa, fazer o mais, independente se você é o porteiro, o "chão de fábrica" ou o CEO da empresa.
    Buscar maximização.

    ResponderExcluir
  11. O planejamento estratégico, mais do que a procura de uma ideia formal, é um rico procedimento de discussão de conveniências e de diagnóstico da realidade da corporação. De tal maneira pode ser entendido como uma ampla chance para edificar, rever ou aumentar a leitura da realidade de uma empresa, aonde a leitura precisará ser feita análise coerente, aperfeiçoada, completa, metódica e acessível, necessitando embora provocar confiança, segurança e lucidez ao desempenho que a corporação quer admitir no comércio. As empresas precisam abraçar a idealização de um planejamento estratégico para implantar organização, direcionamento e influência; elevar ao máximo suas finalidades; tornar mínimo suas carências e adequar a eficiência.

    São passos imprescindíveis para se alocar em exercício o planejamento estratégico:

    • Determinar o negócio: dar uma definição excepcional para as suas prestezas da corporação, a fim de impedir que ela seja alcançada de forma equívoca;
    • Deliberar a visão de futuro, com o desígnio de inventar a representação da empresa em uma circunstância porvindoura e desejável, conexo essa representação com o máxima contentamento dos clientes;
    • Decidir a missão. É a motivo de ser da corporação;
    • Definir os valores ou princípios filosóficos que conduzem as atuações e determinações da empresa, conforme os quais ela atua.

    Com embasamento nos sentidos do negócio, visão, missão e princípios filosóficos da organização, os líderes, ao lado da sua equipe de funcionários, conseguirão um diagnóstico do local.

    Primeiramente as equipes precisarão medir os fatores internos do clima organizacional, segmentando-os em pontos fortes e pontos fracos, ponderando, em meio a distintos aspectos: a composição organizacional; os aprendizados ativos; as absorções de dados; a gestão financeira e o domínio da gestão.

    Ponderando-se que a corporação está encravada em um preceito mais dilatado e é entusiasmada pelo transbordo do qual faz parte, uma vez que é amaneirada pelas mutações do transbordo e coopera do mesmo modo pelo procedimento de modificação deste entorno, após considerar o ambiente interno, a liderança e artifícios da organização, adentro de uma metodologia de planejamento estratégico, precisará derivar um check-up do seu ambiente externo.

    Para isso, é sucinto advertir o seu macro ambiente, formado dos aspectos econômicos, sociais, políticos, legais, ecológicos, tecnológicos e culturais, bem como em volta dela mesma, que são ares externos que interferem no seu comportamento, mesclado por clientes, concorrentes e fornecedores.

    Na avaliação do ambiente externo analisam-se as ameaças e oportunidades.

    Feito os exames do ambiente interno e ambiente externo, precisa-se constituir estratégias de longo prazo:
    • Grupo de atividades que se deseja crescer acima de 02 anos;
    • Planejamentos de tempo determinado: conjunto de atuações que se cobiça ampliar num periodo de 01 a 02 anos; e
    • As Intenções: quantificação das atuações das estratégias para a realização da missão da corporaçaõ.
    Concluo que o planejamento estratégico, sobra controla-lo de forma metodicamente para que as organizações não recuem a ser impelidas ao dia-a-dia trajado pela urgência e pela efetivação de prestezas que não dão acepção à sua essência e que embora chantageiem a sua continuação em um mercado altamente concorrente.

    ResponderExcluir
  12. O sonho de muitas pessoas é: “TER MEU PRÓPRIO NEGÓCIO!”. Porém, não é tão simples como parece! Muitos acabam aproveitando alguma oportunidade que aparece, porém sem antes fazer um Plano de Negócios e pensar nas reais consequências.
    Geralmente nas micros e pequenas empresas, os gestores são os próprios donos, e muitas vezes desconhecem a real importância do planejamento estratégico, fazendo com que, infelizmente, seja um a mais nas estatísticas dos que fecham as portas em menos de 2 anos após sua abertura.
    O planejamento estratégico é de extrema importância para o crescimento da empresa e até mesmo para a sua sobrevivência. Ele visa, criar horizontes, estabelecer metas e objetivos e quais meios serão necessários para atingi-los.
    Nessa Era Digital, as mudanças estão ocorrendo de uma maneira muito rápida, por isso a necessidade de reconhecer o ambiente de negócios, se adaptar a essas transformações e prever possíveis acontecimentos indesejáveis, utilizando-se de ferramentas estratégicas para atuar de forma preventiva/corretiva.
    Existem diversas ferramentas estratégicas, como por exemplo: missão, visão e valores da empresa; o método de avaliação e desempenho (análise de 360º); a análise SWOT; as cinco forças de Porter e a matriz BCG. Essas ferramentas, desde que utilizadas de maneira correta, contribuem significativamente para se manter e crescer no mercado, criar vantagem competitiva com relação aos concorrentes, maximizar seus resultados e proporcionar sua efetividade no mercado.
    Com isso, percebemos a extrema importância do planejamento estratégico e da fórmula citada em sala de aula: P (Processo) + P (Pessoa) = R (Resultado). E também que é necessário a soma das características empresarias com as características empreendedoras para se potencializar os resultados e atingir o sucesso.

    ResponderExcluir
  13. A principal peculiaridade de micro e pequenas empresas é a relevância do crescimento. Muito mais do que um objetivo, o crescimento é o fator decisivo entre sobreviver ou não.

    Ao contrário do que se pensa, boas práticas e medidas inteligentes são só o início tímido do desenvolvimento real de uma pequena empresa. Se essas ações não forem de alguma forma alinhadas, ou seja, organizadas de forma estratégica, a maior parte de seu potencial é desperdiçado.

    Justamente por isso, o planejamento estratégico é tão importante para esse tipo de empresa, mesmo que muitos pensem o contrário por achar que micro e pequenas empresas não tem o “porte” necessário para esse tipo de planejamento.

    Estabelecida a importância dessa prática, vamos entender melhor os passos para delinear seu planejamento estratégico.

    ResponderExcluir
  14. Alguns empresários em sua maioria de empresas de pequeno porte, possui um pensamento limitado quando se fala de planejamento estratégico, para eles isso não passa de uma técnica trabalhosa, pois de fato precisara mobilizar todo seu capital humano e desempenhar custo para implementação. Só se torna possível de convencê-los quando lhes apresentam resultados reais, pois sabemos que todas ferramentas estratégicas trazem resultados significativos para empresa.
    Se de fato um empresário em sua ideia inicial, seja ele fundador de uma empresa micro ou pequena, já definir seu planejamento estratégico, utilizando todas ferramentas chaves para desenvolver analises de mercado, pontos fortes e fracos (swot), analise dos produtos e serviços oferecidos, etc. Já estará com um diferencial, pois ele antecipa resultados confrontados com o mercado, e isso lhe permite de certa forma criar um plano de ação para que se tenha controle da situação ao qual lhe cerca. A prática é primordial para se obter bons resultados em um mercado de incertezas.
    Acredito que programas de apoio as empresas, como o SEBRAE por exemplo, poderiam criar uma forma de transpassar essas informações a respeito do P.E aos novos empresários e aos que já atuam mas ainda não desenvolvem a pratica. E com resultados demonstrados, muitos empresários olharão com bons olhos, assim convencendo-lhes que o melhor caminho a seguir é adotando tais ferramentas para controle. E isso tudo como resultado refletira na queda da taxa de mortalidade das empresas.

    ResponderExcluir
  15. As empresas estão se destacando a cada dia porem necessitam utilizar ferramentas para se manter neste mercado tão competitivo, podendo utilizar algumas formas de planejamento:
    •Planejamento participativo – É quando buscamos a opinião de todos
    •Planejamento coordenado – É quando é divido por níveis
    •Planejamento Integrado – É quando todos os planejamentos se comunicam
    •Planejamento permanente – É quando o planejamento tem sempre que existir.
    Atuando com cenários de risco (oportunidade, incerteza e ameaça) risco sistêmicos (Sistema de inputs, processo e outputs) dentro dos cenários otimistas, realista e pessimista. tendo a criatividade e inovação estes são dados que transformam dados em informação, e essa informação se transforma em conhecimento, e o conhecimento aplicado no sistema aberto da administração gera resultado, se gerou resultado gerou inovação, se não gerou resultado gera criatividade, gerando o goodwill (valores intangíveis), gerando assim um novo conceito e esta empresa podendo se manter no mercado e ter a sua fatia.

    ResponderExcluir
  16. A vantagem de obter o percalços são benefício que se obtém por meio de alguma atividade,em busca, ganho lucro seja ela de grande ou médio porte,ou micro,porem uma grande empresa vai ter seus assessores com conhecimento através pesquisas, que gera uma demanda com uma total responsabilidade de visando o lucro liquido da organização.As micro e pequenas empresas também tem seus profissionais com amplo conhecimento mas não tem o controle claro do que acontece, muitas das vezes estão perdendo dinheiro e pensam que estão lucrado,ai é onde pede a ver uma aquela pequena situação,na empresa meu dinheiro esta indo para o ralo,porem sem percebe a micro e pequenas empresa, não consegue sobreviver a um momento de crise, a três anos atras vimos na nossa cidade mas de 30 lojas de perquemos empreendedores fecha as portas e não consegui mas volta ao comercio, muitas dessas temos a certeza que não foi só a crise econômica do pais mas a falta de conhecimento como micro e pequeno empreendedor,nesses momentos temos que aplicar alguns plano de ação tipo (PDCA) ser eficiente,eficaz e efetivo, para quando chegar tal situação estejamos preparados,eles também não usam a visão,a logo e a curto prazo, isso faz que reduza ainda mas sua vida útil no mercado competitivo.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia....Professor Franco!!!
    Estou lisonjeado com você que nos proporcionou essa discussão e também com meus colegas de classe que contribuíram bastante para mim quando expõe aqui o seu modo de pensar sobre "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS" seja ele dos mais loucos, aos baseados em artigos de estudos sobre tal assunto ou estudos de casos....Porém gostaria de enfatizar que gosto muito da parte de BIANCA, quando fala sobre a efetivação no mercado e gosto também da parte de MOISÉS, onde fala sobre a obrigatoriedade de um curso para empreender legal. Portanto minha contribuição é uma mistura disso:
    A mortalidade das empresas nos primeiros dois anos, mostra que nós brasileiros temos grande iniciativa ou coragem para empreender, porém não nos preparamos para isso, e para mudar esse caminho ou diminuir essa tal mortalidade, nossos governantes deveria alinhar a preparação X proibição, o que tornaria obrigatório o conhecimento teórico, trazendo assim às pessoas, a idéia de que:
    PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO é o conjunto de mecanismos sistêmicos que utiliza processos metodológicos para, dentro de um contexto, definir o estabelecimento de metas, o empreendimento de ações, a mobilização de recursos e tomada de decisões, visando à consecução de objetivos, a fim de alcançar o sucesso, ou seja, dito isso, posso afirmar que a preparação e o "PLANEJAMENTO DE ESTRATÉGIAS" para empreender são indispensáveis, pois contribui para minimizar deficiências ou erros, maximizando os resultados, efetivando assim essa organização no mercado.

    ResponderExcluir
  18. O planejamento estratégico é um processo utilizado em grandes e pequenas empresas na consolidação e no crescimento de um negócio. Por meio dessa ferramenta, são determinadas metas e ações, pontos fortes e fracos da organização. No momento de abrir uma empresa, esse planejamento pode ser executado por meio da elaboração de um Plano de Negócios, que tem como objetivo indicar as principais características e necessidades iniciais do empreendimento.
    De acordo com Oliveira (2007) a etapa para a elaboração e a implementação do planejamento estratégico são: o diagnóstico estratégico, a missão da empresa, instrumento prescritivo e quantitativo e controle de avaliação.
    Com o tempo e ao adquirir certa maturidade de mercado, naturalmente o empreendedor acaba criando planos e procedimentos para manter a eficiência e expansão da instituição. Então vemos que o primeiro passo para estruturar um planejamento estratégico é analisar as atuais condições da empresa, da equipe e do mercado. Para isso, o empreendedor deve avaliar o modelo de negócio adotado, os propósitos, valores, desafios, assim como, a situação financeira e os objetivos. Em um pequeno negócio, esse tipo de avaliação pode ser realizado juntamente com os líderes e colaboradores internos, avaliando alguns instrumentos como os demonstrativos de resultados, fluxos de caixa, pesquisas de mercado e concorrência entre outros.

    ResponderExcluir
  19. Boa Tarde,

    No meu ponto de vista, Planejamento Estratégico é uma ferramenta que nos auxilia para tomadas de decisões, primeiramente temos que pensar e focar em nossos objetivos de onde queremos chegar e almejar. É importante aprimorar conhecimentos para qualquer investimento, seja ela micro ou pequena empresa, pois existem riscos pelo qual podem passar, alguns empresários são limitados á tecnologia, não buscam crescer com Estratégia, elas devem buscar caminhos e meios diferentes de se sair, posso definir como missão da empresa, definir quem somos e transmitir a transparência com clareza dos negócios, ter visão e valores.
    Para manter a empresa deve priorizar atendimento de qualidade, demostrar o desenvolvimento, e acompanhar o crescimento da empresa.

    Att.
    Natalia Suelen.

    ResponderExcluir
  20. Pequenas e micro empresa chegam a mortalidade devido a falta de conhecimento, planejamento e até mesmo de um capital de giro; mas que a utilização de aperfeiçoamentos, aprimorar sua qualidade diante do mercado e sua concorrência traz uma luz para o negócio, baseando-se na busca de cursos, estudos e outras formas de adquirir conhecimentos, que traga saída para a continuidade no mercado. Com um bom produto ou serviços, já se tem um bom começo, basta munir-se de estratégias , buscando sempre melhorias, capacitando-se de estudos de profissionais da área, diminuindo assim riscos que possam ocorrer. O empresário deve ter sempre uma boa visão para decidir quando necessário nas tomadas de decisão e ações de um bom planejamento e a execução dele; assim ele tem um suporte para sua missão de manter-se no mercado.

    ResponderExcluir
  21. O planejamento estratégico é uma ferramenta, cujo o objetivo é auxiliar o gestor a fim deste organizar a estrutura da empresa e previnir sua mortalidade. Contudo, na maioria das vezes, tais gestores não fazem o uso do mesmo, o que provoca a mortalidade de muitas das pequenas e medias empresas, fato este que tambem em linha gerais , podemos resumir tal taxa de mortalidade como sendo ela associada a falta de um gestor capacitado frente as empresas.

    ResponderExcluir
  22. O planejamento estratégico, independente do porte da empresa deve estar alinhado com os objetivos da organização para uma empresa pequena.O planejamento é muito importante para seu crescimento e até mesmo para se manter no mercado.
    O conhecimento do administrador contribui muito para que este planejamento aconteça de forma eficaz. É preciso fazer um diagnóstico para planejar,criar ações a fim de adquirir vantagens competitivas em relação a seu concorrente e atingir seus objetivos, sendo assim, conseguir se manter no mercado e até ter um crescimento.

    ResponderExcluir
  23. O planejamento estratégico é a ferramenta gerencial que permite a formulação de uma estratégia primeiro, estuda-se o mais profundamente possível o desempenho passado da empresa e projeta-se o desempenho futuro em seguida, constroem-se cenários possíveis e se escolhe um deles para servir de referência,depois, definem-se os objetivos básicos a serem alcançados dentro de um período de tempo menor do que o definido na visão constrói-se, com isso, uma espécie de degrau para alcançar os objetivos de médio e longo prazos por fim, são estabelecidas as ações necessárias para alcançar o objetivo estratégico de curto prazo, bem como a forma de acompanhar e ajustar o que foi planejado.

    ResponderExcluir
  24. Boa noite, Professor.
    As micro e pequenas empresas estão cada vez mais frequentes na questão de desenvolvimento no país mesmo a alta burocracia sendo um empecilho as pessoas estão se arriscando no mercado.
    Muitas pessoas acreditam ser capazes de abrir um negócio gerar serviços apenas com o conhecimento prático e se esquecem de como formar ferramentas para administrar um negócio.
    Planejamento estratégico é como um pilar que foi criado para auxiliar na gestão de um negócio, prever o futuro e se preparar para abraçar as oportunidades e superar as dificuldades.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite Professor, como o senhor mencionou, as micro e pequenas empresas tem um grau de mortalidade cada vez maior devido aos obstáculos que muitos empreendedores e empresários encontram pela sua caminhada. Acredito que, o planejamento estratégico somente se tornará eficiente e eficaz quando o fundador da empresa já estiver com a missão, valores e visão pré - definidos pois, cada empresa tem um fatia de mercado, e cada fatia requer conhecimentos específicos de sua área.
    Por isso, o planejamento feito em cima de um estudo especifico bem realizado terá uma maior probabilidade de sucesso. Cada empresa tendo seu ramo e com isso possui necessidades especificas pois, o que seria um fator de risco ou oportunidade para minha empresa, não seria para outra. Afirmo que, o melhor meio de se aprimorar o planejamento é a otimização da coleta de informações, para aumentar o campo de visão de quem projeta os dados, dando mais opções e recursos para mitigação dos fatores que levam a empresa ao "fundo do poço" e para a exploração de oportunidades de maximização de resultados, como melhores meios de produção, organização de layout e etc.

    ResponderExcluir
  26. O planejamento estratégico é um processo utilizado na consolidação e no crescimento de um negócio. Por meio dessa ferramenta, são determinadas metas e ações, pontos fortes e fracos da organização. No momento de abrir uma empresa, esse planejamento pode ser executado por meio da elaboração de um Plano de Negócios, que tem como objetivo indicar as principais características e necessidades iniciais do empreendimento.
    Com o tempo e ao adquirir certa maturidade de mercado, naturalmente o empreendedor acaba criando planos e procedimentos para manter a eficiência e expansão da instituição. No entanto, ao invés de usar a intuição ou o “faro para os negócios”, deve buscar ferramentas para auxiliar na identificação de riscos e na tomada de decisões.
    Os instrumentos de planejamento estratégico podem ser usados tanto para os negócios que estão em expansão, quanto em crises ou que desejam inovar no mercado. Na verdade, não há um período específico (como o final ou início de ano) ou um tempo mínimo de existência para desenvolver o planejamento estratégico. Cada empreendedor deve avaliar o estágio atual da organização e refletir sobre o que sua empresa quer ser quando crescer.
    Um dos principais benefícios de realizar um planejamento estratégico nas pequenas empresas é o alinhamento de expectativas entre os funcionários e gestores. Quando os objetivos profissionais dos funcionários não estão de acordo com os da empresa, podem surgir problemas como a falta de engajamento, perda produtividade e baixa retenção de talentos. Nesse sentido, é essencial conhecer os propósitos profissionais e pessoais dos membros da organização

    ResponderExcluir
  27. Boa noite, o aumento das micro e pequenas empresas já vinha tendo um crescimento considerável desde a opção de enquadramentos fiscais como simples nacional e MEI, e após a reforma trabalhista aumentou muito mais, pois muitos encontraram a "oportunidade" em seu " ponto forte" de crescer de sair de empregado para ser proprietário, porem poucos mensuraram seu "ponto mais que fraco", a falta de planejamento estratégico para gerir seu negocio uma vez que temos dados de pesquisas que muitas empresas não suportam os 3 primeiros anos, porque muitos se iludiram com a oportunidade e outros já não tiveram opção com o desligamento como empregado de inúmeras empresas pelo pais tiveram que abrir uma pessoa jurídica para prestação de serviços para poder continuar trabalhando, esses que na minha opinião foram os mais prejudicados pois nunca tiveram o minimo de vontade de empreender ou administrar, e do dia pra noite foram obrigados a lidar com essas novidades totalmente sem experiencia. Mais acredito que é possível se criar caminhos para uma melhoria, evidente que nem todos possuem inclinação para a inovação e empreendedorismo, mais se quiserem se manter nesse mercado de exponencialização tão grande que esta a uma velocidade tão alta, será de suma importância se capacitar, com estudos e técnicas de planejamento estratégico afim de se ter um cenário mais realista possível e trabalhar nele para poder pensar em um cenário otimista, pois primeiro se estrutura depois sonha em melhorias, e essa estrutura parte do nível estratégico no seu todo para assim ter oque transferir para o tático e em seguida operacional, estudar sempre será necessário ou então a atuação no mercado terá tempo de validade.

    ResponderExcluir
  28. Boa noite Franco
    Eu acredito que as micro e pequenas empresas têm sim um papel fundamental para promover o crescimento econômico do país. Em primeiro lugar, esses negócios ajudam a criar empregos e renda para a população, sendo uma das principais causas da redução das desigualdades sociais.
    Com isso o crescimento cada vez vai aumentando, fiz umas analise e vi que cresceu 27% o mercado de micro e pequena empresa de acordo com o site: (http://www.sebrae.com.br), assim proporciona geração de empregos, fazendo a economia prosperar, porém existe um problema que acaba atrapalhando, que é a alta taxa de mortalidade das empresas.
    Eles mal conseguem atingir seus cinco anos de empresa e os fatores quem mais abala essas empresas são esses estágios, sendo os três principais: a falta de clientes, a falta de capital de giro, a carga tributária elevada.
    Para evitar isso o empreendedor deve conhecer a área que quer atuar para prevenir riscos e organizar melhor sua gestão, evitando erros que podem ser gerados no controle da empresa ao longo do ano.
    Tendo também um conhecimento no mercado atual para ter uma melhor negociação e saber lidar com seus fornecedores e públicos, para ter uma clareza no produto que está fornecendo aos clientes “publico”
    E fechando minha analisa ter um bom planejamento ou um Plano de negócio o empreendedor obtém informações preciosas que podem ser úteis para: a descrição de sua empresa, o investimento necessário, qual o caminho que deseja seguir com seu empreendimento, o cenário atual do mercado que a empresa está inserida e a análise dos concorrentes.

    ResponderExcluir
  29. Boa noite Professor,
    O primeiro passo para estruturar um planejamento estratégico é analisar as atuais condições da empresa, da equipe e do mercado. Para isso, o empreendedor deve avaliar o modelo de negócio adotado, os propósitos, valores, desafios, assim como, a situação financeira e os objetivos. Em um pequeno negócio, esse tipo de avaliação pode ser realizada juntamente com os líderes e colaboradores internos.
    A partir dos resultados obtidos, os gestores devem analisar os objetivos desejados e com isso estipular estratégias e metas. O plano pode focar no aperfeiçoamento da equipe, melhoria de serviços e produtos, criação de inovações ou adoção de um novo modelo de negócio.

    ResponderExcluir
  30. A gestão do planejamento estratégico está fundamentada na ideia de que as empresas utilizam ferramentas nas quais as dão suporte para um melhor controle das ações no presente além de permitir uma melhor assertividade na previsão e decisões futuras.
    As ferramentas estão disponíveis para todas as organizações em todos os níveis, nas grandes empresas, por exemplo, por se ter uma visão formalizada e uma missão bem definida, a gerencia consegue lidar com as metas e objetivos do planejamento estratégico de modo com que as definições alinhadas não fujam do caminho traçado. Em suma, a assertividade é mais alta.
    Nas empresas menores já não se tem muito boa gestão dessas ferramentas, visto que além do capital que mantém vivo a empresa, uma gestão eficaz faz toda diferença. Infelizmente hoje temos carência de bons profissionais formados que fazem gestão das organizações, muitas nascem do berço familiar e necessitam de administração que nem sempre é a mais adequada para a manter viva e competitiva.
    Contudo é necessário atualização constante de colaboradores para fundamentar uma nova cultura, uma nova visão do futuro, assim sendo, consolidar a gestão estratégica eficaz na empresa aumentando as chances de sobrevivência no mercado atual competitivo e acirrado.

    ResponderExcluir
  31. Atualmente se as empresas pararem no tempo elas não tem mais a chance de se recuperar, pois inovação e planejamento terão que ser base de suas ações, com análise constante, minuciosa e, rapidez no cumprimento do planejamento. Assim, entendemos que atualmente o planejamento estratégico é considerado uma necessidade.
    Estar sempre atualizado, qualificado, para perceber as atualidades que vem surgindo, e os obstáculos a serem repensados, e assim observar o crescimento e desenvolvimento da organização

    ResponderExcluir
  32. O Planejamento Estratégico é uma ferramenta utilizada pelas grandes e pequenas empresas. Ele auxilia a organização prevenir sua mortalidade. Mas sabemos que muitas das empresas ainda recusam o planejamento por conta de sua cultura e assim acabam chegando a sua mortalidade.

    ResponderExcluir