Alegria é fruto do Espírito posição de quem já venceu (Eliezer Rodrigues)

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

PLANEJAMENTO FINANCEIRO



Planejamento financeiro.

Conceitos para reflexão.

1.1.1     Conceito de planejamento financeiro


 

Planejamento financeiro na visão de Hoji (2007) consiste em equilibrar o volume de recursos necessários para a execução de atividades operacionais diárias, com suas respectivas fontes de financiamentos; enfatiza ainda que, as atividades operacionais de toda organização devem se manter dentro de suas possibilidades de financiamento, assim, nunca gastará mais que as possibilidades de cumprir com as obrigações adquiridas, mantendo com essa sinergia, a saúde financeira da organização.

Planejar um valor monetário nem sempre significa que será realizado o mesmo valor, assim, as organizações estão sujeitas a sofrer influências diretas da relação existente entre volume e preço, uma ferramenta para controle é o orçamento, possibilitando controlar o orçamento de caixa e orçamento de despesas de execução.

Para Gitman (2004) O planejamento financeiro é fundamental para o funcionamento e sustentabilidade da empresa, pois proporciona roteiros para dirigir, controlar e coordenar suas ações no intuito de alcançar os objetivos financeiros.

Entende-se que, é uma declaração do que deve ser feito no futuro com o dinheiro da organização e, como utilizá-lo hoje para chegar a alcançar o planejado de longo prazo.

O planejamento e controle dos recursos financeiros de longo prazo são usados para analisar na organização, os impactos de decisões presentes financeiras no futuro projetado, tornando mais funcionais as questões de investimentos e, transformando esse fluxo contínuo. Já no curto prazo, esse controle tem de se enquadrar na projeção anual, mantendo-se nas previsões de entrada e saída financeira, e no curtíssimo prazo, envolverá planejamento e controles diários do que se passa financeiramente na organização; independente do nível temporal em que se encontre, o planejamento poderá sofrer alterações pelo gestor financeiro, buscando a eficácia do processo empresarial, efetivando comprovadamente pelo controle a maximização dos lucros.


“Os planos financeiros e orçamentos fornecem roteiros para atingir os objetivos da empresa. Além disso, esses veículos oferecem uma estrutura para coordenar as diversas atividades da empresa e atuam como mecanismos de controle estabelecendo um padrão de desempenho com o qual é possível avaliar os eventos reais.” (Gitman, 2004)

 

1.1.2     Processo e etapas do planejamento financeiro.


 


Como em todos bons planejamentos, são inúmeras as etapas para formulação, partindo da análise atual organizacional que, seguindo Gitman (2004), classifica como o sangue da empresa, sendo utilizado para decisões de curto e longo prazo; ele subdivide em dois elementos essenciais - o planejamento de caixa e o planejamento de resultado:

                     I.        Planejamento de caixa – é a elaboração de orçamento de caixa,

                    II.        Planejamento de resultado – é a elaboração de demonstrações projetadas.

Para entender melhor o processo, Gitman (2004) distingue os planejamentos de longo e de curto prazo, onde o de longo prazo relaciona-se com um tempo de dois a dez anos, podendo ser alterado de acordo com a necessidade organizacional, e o mesmo está intrinsecamente ligado aos outros departamentos, que suportarão as estratégias traçadas como planos de produção, pesquisa e desenvolvimento, marketing, entre outros. Esses planos impulsionam a organização no alcance das metas, prevendo gastos com esses processos, assim como também fontes de financiamentos, e são geralmente apoiados por orçamentos ou planos de resultados anuais. Já o planejamento financeiro de curto prazo, determina a prevenção de providência financeira e o impacto dela, geralmente ocorre na medição temporal anual, e incluem vários orçamentos operacionais, orçamentos de caixa e demonstrações financeiras projetadas. Feitas as estimativas financeiras operacionais para uma determinada produção, pode-se preparar a demonstração projetada e o orçamento de caixa. Tendo esses dados projetados, conseguimos fazer um balanço projetado organizacional, representado na figura abaixo:

 

Figura 5: planejamento financeiro de curto prazo



FIGURA 3.2: PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA, PÁG. 93


O planejamento de caixa, ou orçamento de caixa, apresentados na estrutura gráfica, demonstra que, através da projeção de venda e projeção da forma de produção, geram-se demonstrativo de resultados que supõem serem positivos. Por sua vez, essa demonstração de resultados irá gerar um novo balanço patrimonial que sofrerá influência direta do balanço do período anterior e do plano de previsão de financiamento, gerador do orçamento de caixa e influenciado pelo plano de desembolso para ativos fixos.

1.1.3     Benefícios (resultados gerados) do planejamento financeiro


 

Considerada uma ferramenta administrativa, o planejamento financeiro será visto como um grande diferencial nas organizações que o utilizam, pois fundamentam seus processos e estratégias, de maneira a viabilizar o investimento ou desistir dele avaliando as demonstrações de resultados. 

Hoji (2009) diz que, os benefícios começam na viabilização do alcance de objetivos máximos organizacionais, possibilitando a precedência, segmentando a coerência dos processos, melhorando a capacidade de inovação da empresa, melhorando a maximização dos resultados e minimizando as deficiências.

Neste mesmo pensamento, Gitman (2004) acredita que, o planejamento financeiro beneficia os acionistas, os credores e também os administradores da empresa, já que através das suas demonstrações projetadas, poderão tomar decisões com menor probabilidade de erro. Essas projeções seguem o preceito de que, as condições refletidas nas demonstrações passadas, não se modificarão no período seguinte.

Desta forma, toda organização deveria executá-lo, mas, principalmente nas pequenas organizações, não se tem um profissional qualificado para a realização deste, e terceirizar, na maioria das vezes, acaba tornando-se caro no curto prazo, inviabilizando o processo nessas empresas e, proprietários simplesmente deixam de se beneficiar, virando meros espectadores dos seus negócios. Já aqueles que perceberem a importância deste processo como propulsor do diferencial competitivo, tende ao sucesso através das eficazes tomadas de decisão.

 

1.1.4     Custos do planejamento financeiro


 

Como vimos em tópicos anteriores, toda execução de tarefa organizacional gera custo e não seria diferente com a formulação do planejamento financeiro, mas se bem aplicados os investimentos, pode-se minimizar o custo desta ferramenta, vejamos.

Para Hoji (2007) existe relação entre custo – volume – lucro, essa relação é responsável pela geração do ponto de equilíbrio, onde as receitas suprirão os custos e despesas da execução da tarefa anulando o superávit ou déficit, pensando desta forma podemos dizer que o planejamento financeiro ao passar pela faze de orçamentos já tem que estar embutido às despesas desta ferramenta se for por execução terceirizada, ou ter no organograma de orçamentos um orçamento próprio,  proporcionando a anulação dos custos e através de estratégias utilizadas vir a lucrar posteriormente.

Suponhamos que a execução de um planejamento financeiro para empresa Y tenha um custo de R$ 10.000,00 e seus processos de orçamentos fique em 10 áreas, logo a absorção deste custo gerado pela ferramenta deverá ser rateado nas dez áreas distintas, coloca ainda duas possibilidades deste rateio de custo:

10.000,00 / 10 = 1.000,00 (UM MIL REAIS POR ÁREA A SER RATEADO) OU

10.000,00 / (DIVIDIDO PELA PONDERAÇÃO DE PESO ENTRE OS DEPARTAMENTOS RESPONSÁVEIS) exemplo:

Área 1 com 15% de responsabilidade, = 10.000,00*15% = 1.500,00

Área 2 com 10% de responsabilidade, = 10.000,00*10% = 1.000,00

Área 3 com 10% de responsabilidade, = 10.000,00*10% = 1.000,00

Área 4 com 10% de responsabilidade, = 10.000,00*10% = 1.000,00

Área 5 com 10% de responsabilidade, = 10.000,00*10% = 1.000,00

Área 6 com 5% de responsabilidade, = 10.000,00*5% = 500,00

Área 7 com 5% de responsabilidade, = 10.000,00*5% = 500,00

Área 8 com 15% de responsabilidade, = 10.000,00*15% = 1.500,00

Área 9 com 13% de responsabilidade, = 10.000,00*13% = 1.300,00

Área 10 com 7% de responsabilidade, = 10.000,00*7% = 700,00

Seguindo a ferramenta proposta, conseguimos analisar os custos e estrategicamente buscar meios de financiar essa aplicabilidade.

No pensamento de Gitman (2004) pode-se alinhar o custo de planejamento financeiro ao custo de capital, que é um conceito dinâmico e afetado por diversos fatores econômicos e reflete o custo futuro médio de fundos no longo prazo.

Dividem-se em três hipóteses

Risco Econômico - supõem que o risco de uma empresa, em não poder saudar seus custos operacionais não varia, caso efetue o planejamento financeiro.

Risco Financeiro – supõem que o risco da empresa saudar seus compromissos e obrigações financeiras não varia, caso efetue o planejamento financeiro.

Custos Relevantes – supõem que após o imposto de renda o saldo seja ainda positivo.

Desta forma, percebe-se que o planejamento financeiro nas organizações só tende a proporcionar de forma estruturada, a maximização dos resultados positivos.

36 comentários:

  1. Planejamento Financeiro e de extrema importância para as organizações, pois ajuda na tomada de decisões e no planejamento estratégico, buscando a redução de custos e o aumento dos lucros, pena que não são todas as empresas que a utilizam.
    Jaqueline Lopes - 4 ADM - FIT

    ResponderExcluir
  2. Planejamento Financeiro, é importante para sobrevivência das empresas, através de uma método gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida.Ou seja, ele realiza um método de planejar, estrategicamente, para uma melhoria das organizações em forma de reduzir gastos e obter um desempenho eficaz para obtenção de lucros.
    É de grande relevância.

    Mayara Pires - 4 ADM - FIT

    ResponderExcluir
  3. O Planejamento Financeiro é fundamental não só para as organizações como também para as pessoas. Deveria ser matéria obrigatória desde o Ensino Médio, tendo em vista os estímulos para o consumo irresponsável que recebemos a todo instante.
    No contexto empresarial, deve-se atentar mais à ele para aumentar a eficiência de todo ciclo operacional e, assim, maximizar os resultados.

    Angelo Tezoto - ADM4 FIT

    ResponderExcluir
  4. O Planejamento Financeiro é uma ferramenta importante para o crescimento e fortalecimento das organizações, pois através de uma boa gerencia e possível traçar estabelecer a direção correta a ser seguida, ou seja, o planejamento financeiro tem como método traçar uma estratégica econômica viabilizando a redução de custos e aumento dos lucros.

    Roberta Del Bem - ADM4 FIT

    ResponderExcluir
  5. O Planejamento financeiro é importante pois visa maximizar os resultados econômico-financeiros da empresa e diminuir os custos. Manter o controle financeiro é necessário para qualquer empresa pois estabelece os modos pelos quais os objetivos podem ser alcançados.

    Eliana da Silva Bandeira ADM4 FIT

    ResponderExcluir
  6. O planejamento financeiro é de grande valia para empresa,pois sem um planejamento com certeza enfrentara
    dificuldades, sem planejamento não tem como você estipular metas e reduzir custo, maximizando o lucro, parabéns Franco excelente artigo.

    Reginaldo Cruz ADM4.

    ResponderExcluir
  7. Toda empresa precisa de um planejamento principalmente o financeiro, pois é uma forma de administrar seus gastos, suas rendas. Indica se a empresa terá lucro ou prejuízo. Por isso que é importante o planejamento financeiro pois é uma forma da empresa fixar suas metas e chegar em seu objetivo.

    GABRIELA BARRETO CAMPOS - ADM 4 - FIT

    ResponderExcluir
  8. Planejamento Fincanceiro hoje podemos perceber que é um grande diferencial para seu funcionamento, pois apresenta uma direção para alcaçar os objetivos, atraves de suas projeções, podemos ter resultados positivos, assim diminuimos o erro para a tomada de decisão.

    Camila Fávero ADM4 FIT

    ResponderExcluir
  9. O Planejamento Financeiro é uma ferramenta essencial em uma organização, pois ele direciona e controla as ações, proporcionando a maximização dos resultados e auxiliando na tomada de decisão correta, possibilitando assim o alcance dos objetivos e metas financeiras almejadas.


    Stela Miranda - ADM 4 - FIT

    ResponderExcluir
  10. Podemos perceber que o planejamento financeiro é de suma importancia nas organizações, bem como na nossa propria vida familiar. Pois através dele podemos executar ou deixar de executar certos procedimentos que nos levará com certeza a uma vida saudável economicamente (na empresa e familiar) e poderemos com certeza conseguir nossos objetivos e sucesso futuro.

    Antonio Carlos Paladini
    Aluno da FIT - ADM 4º Semestre

    ResponderExcluir
  11. Concerteza o planejamento dentro de uma empresa ele é fundamental, mesmo por que é atraves destes planejamentos que o administrador vai conseguir aproveitá-lo para tomadas de decisões, e fazer com que a empresa possa crescer. Se o administrador não tiver agilidade e não tiver jogo de cintura poderá perder muitas oportunidades, mesmo tendo um bom planejamento em sua empresa.
    Enfim um bom planejamento se faz necessario, mas o administrador tbm tem que estar preparado.


    Luis Fernando Carniel
    Aluno da FIT - 4º ADM

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. O planejamneto financeiro é um grande diferencial para o funcionamento dentro da organização,os administradores deve estar atentos para as tomadas de decisões,alcançando os objetivos e eficiência dentro da organizaçao em ciclo operacional.
    JÉSSICA SOARES MOTA
    ALUNA FIT -4°SEMESTRE DE ADM

    ResponderExcluir
  14. Sem dúvida o Planejamento Financeiro é uma ferramenta importantíssima para o sucesso de qualquer empresa, pois sem ele corre-se o risco de agir como um barco sem rumo.
    Para que o sucesso empresarial avance não pode haver improvisação e sim preparação

    André Citroni - ADM 4 - FIT

    ResponderExcluir
  15. Planejar é fundamental para o bom funcionamento da empresa, todas as atividades da organização não devem passar do orçamento estipulado, nunca gastando mais do que se pode, acarretando a falta de dinheiro e juros, não somente na empresa é necessário o planejamento financeiro e sim na vida pessoal e familiar, assim possibilitando tomadas de decisões confiáveis e uma bom sucesso nas finanças.

    Edson Ferrari - ADM 4 FIT

    ResponderExcluir
  16. Percebe-se que o Planejamento financeiro hoje é uma ferramente de extrema importância para uma organização que deseja perdurar no mercado. Planejar como utilizar as finanças da empresa torna-se algo vital. Visto que o planejamento é o que vai dar suporte aos lideres nas tomadas de decisões a curto e médio prazo. Uma pena que os gestores de pequenas empresas ainda não tem a visão da importância do planejamento financeiro. Apenas compram por impulso sem planejar as formas de pagamento ou investimento dos lucros da empresa.
    Talvez seja essa um dos motivos para pequenas empresas fecharem aos montes anualmente. Uma pena visto que estes pequenos comerciantes também são geradores de empregos.
    Portanto o planejamento financeiro torna-se vital a empresa que deseje manter-se "viva" e competitiva no mercado atual.

    Matheus Pizzol - ADM 4 - FIT

    ResponderExcluir
  17. segundo o artigo planejamento financeiro tem como objetivo dar equilíbrio ao volume de recursos necessários para por em pratica as atividades da empresa dentro do seu limite financeiro não gastando mais do que aquilo que sera capaz de pagar, correndo o risco de denegrir sua imagem.
    Sendo assim o planejamento financeiro é uma ferramenta estratégica de suma importância pois fornece meios para dirigir, controlar e coordenar suas ações, maximizando seus produtos ou serviços, melhoria na qualidade e principalmente aumentando o lucro, dando uma melhor rotatividade no sistema operacional e financeiro.

    Maria Cristina da Costa 4°sem. ADM

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. O planejamento financeiro é de suma importância para as organizações pois auxiliam os administradores nas tomadas de decisões,não é possivel uma organização ter sucesso sem um planejamento financeiro ou controle,sendo assim ele é primordial para a vida da empresa.

    Bruna Pereira ADM 4 FIT

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Planejamento Financeiro é uma ferramenta fundamental para o funcionamento de uma organização. Através dela é possível diminuir os custos e prejuízos, maximizar os lucros, enfim, é um método de controlar as finanças da empresa, possibilitando que ela possa tomar decisões corretas e importantes alcançando assim seus objetivos e metas.

    Rafaela Regina 4º sem Adm - FIT

    ResponderExcluir
  22. O planejamento financeiro é essencial para uma organização que queira ser duradora e ter credibilidade ao mercado. O planejamento é essencial para a tomada de decisões do Administrador, que podendo assim tomar as decisões corretas minimizando assim os erros e os prejuízo dentro da organização. Toda empresa grande ou pequena tem que planejar suas fianças para que possa atingir seus objetivos e ter sucesso tendo lucro e não prejuízo.

    Samanta F. Scomparim
    FIT - ADM 4

    ResponderExcluir
  23. Pode-se considerar o Planejamento Financeiro como uma ferramenta fundamental para a sobrevivência de uma organização, pois este possibilita elaborar um orçamento, acompanhar suas contas, saber se há sobras ou falta de recursos, tomar providências para nivelar o orçamento, fazer investimentos e assim obter equilíbrio em suas atividades; além de auxiliar o administrador na tomada de decisão a curto e longo prazos.
    A falta de planejamento financeiro, impossibilita maximizar os resultados e reduzir custos, seja na organização ou na vida particular.

    Bruna C. Amaral
    FIT - ADM 4º Sem.

    ResponderExcluir
  24. Planejamento Financeiro , ferramenta estratégica que auxilia na tomada de decisão, sem duvida de muita importância que deve ser considerada e avaliada o custo beneficio pelos empreendedores.
    Numero de empresas que fecham suas portas antes de completares dois anos de existência é assustador , pois o planejamento financeiro não é considerado como ferramenta essencial .É necessário que essa visão sofra uma alteração para se obter sucesso.

    Sem duvida Planejamento Financeiro garante a "saúde" financeira da empresa , e uma empresa saudável abre as portas para bons investimentos , e maior competitividade benefícios para empresários, acionistas credores e futuros investidores .

    Graciele Fernanda ADM 4º SEMESTRE

    ResponderExcluir
  25. Olhando para o Planejamento financeiro pode se dizer que ele, tornou-se um requisito de suma importância para que os planos financeiros da empresa obtenham um desempenho eficaz e um papel relevante para o funcionamento e prosperidade da organização, tornando assim a empresa mais segura e estável dando maior liquidez em suas operações financeiras e um maior prestigio com relação as concorrentes.

    Rodrigo Sicchierolli
    FIT - ADM 4º Sem.

    ResponderExcluir
  26. Planejamento financeiro está se tornando indispensável para as organizações, pois é através dele que é possível planejar em curto e longo prazo o rumo dos recursos financeiros das empresas. A empresa que adere o planejamento financeiro só terá vantagens, como: redução de custos desnecessários, vantagem competitiva, e maior vitalidade no mercado, pois quando se planeja as possibilidades dos erros acontecerem são bem menores.
    Pena que não são todas as empresas que planejam o seu capital financeiro antes de agir.Futuramente esse planejamento se tornará vital para as organizações.


    Michele Correia
    FIT - ADM 4º Sem

    ResponderExcluir
  27. O planejamento financeiro, pode ser visto como o ato controlar e organizar seus recursos financeiros, visualizando seus futuros gastos. Através deste planejamento, podemos estruturar de melhor forma os gastos e custos de uma empresa, assim atingir uma redução de custos e maximizar lucros. Por fim, o planejamento financeiro é visto em nossos lares e em nossa vida, quando decidimos analisar e controlar nossas entradas (salário) e nossas saídas (gastos), para mantermos o controle de nossas finanças, e assim como costumamos dizer; "não fechar o caixa no vermelho".

    Felipe Biscalchin - FIT - ADM4

    ResponderExcluir
  28. Planejamento financeiro é fundamental para as empresas, pois para uma empresa crescer é preciso que ela tenha um controle de como usar seus recursos e em quais áreas eles serão gastos, hoje vivemos uma época em que mercado é muito competitivo com isso um planejamento financeiro correto é o que pode garantir a empresa uma posição de destaque em relação aos seus concorrentes.

    Claudio Cisotto
    FIT ADM 4º Sem

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. O planejamento financeiro é algo de grande valia para as organizações, nos dias de hoje. É por meio desta que as empresas sabe em o que, quando, por que, onde investir e, até mesmo, reduzir gastos e otimizar custos. Os relatórios e demonstrativos provenientes da área contábil suscitam grandes ferramentas para que o executivo possa melhor se planejar financeiramente.

    Ana Paula de Almeida Souza
    FIT - Administração - 4º Semestre

    ResponderExcluir
  32. O planejamento financeiro estabelece diretrizes de mudança e crescimento numa empresa, preocupando-se com uma visão global, com os principais elementos de investimento e financiamento da empresa, onde mediante essas informações a empresa pode visualizar as diferentes oportunidades de desenvolvimento, além da possibilidade de analisar e comparar diversos cenários, cumprindo assim a principal finalidade do planejamento financeiro que é evitar surpresas e desenvolver planos alternativos de providências a serem tomadas casos ocorram imprevistos.

    Ana Flávia Vicente
    FIT - ADM 4° Sem.

    ResponderExcluir
  33. O planejamento financeiro é uma da ferramenta de grande importância na continuidade da organização, mensura e da aos Administradores financeiros a condição na tomada de decisão, seja para suprir as necessidades de uma alavancagem operacional, como para investimentos de curto e longo prazo.

    Fabiano Volpato Bernandes
    FIT - Administração - 4º Semenstre

    ResponderExcluir
  34. Percebemos que o Planejamento Finaceiro é de grande importancia não só dentro de uma organização,como nas nossas vidas.Temos que ter um planejamento para tudo,como por exemplo em um investimento sempre temos que planejar pra não termos prejuizo.Planejando evitamos um deslize finaceiro.

    Camila Rocha
    FIT - Administração - 4°semestre

    ResponderExcluir
  35. Um dos objetivos do planejamento financeiro é desenvolver uma relação de harmonia entre o crescimento da empresa com a necessidade de produção necessária para dar sustenção à mesma. Hoje em dia tornou-se básico os planos financeiros, para que não somente as empresas obtenham êxito e desempenhem um papel importante para a operação e continuidade da organização, assim tornando uma empresa segura e estável com maior liquidez em suas operações.

    Bruno Jacobson
    FIT - Administração - 4º Semestre

    ResponderExcluir
  36. O planejamento financeiro é indispensavel para uma organização que queira ser duradora e ter credibilidade ao mercado. O planejamento do administrador é essencial para a tomada de decisões, que podendo assim tomar as decisões corretas minimizando assim os erros e os prejuízo dentro da organização. Toda empresa grande ou pequena, tem que planejar suas fianças para que possa atingir seus objetivos e ter sucesso. obter lucro e não prejuízo!!

    Amanda Servelin
    Fit - Administração - 4º Semestre.

    ResponderExcluir