Alegria é fruto do Espírito posição de quem já venceu (Eliezer Rodrigues)

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Controladoria nas entidades filantrópicas






          Entender a real necessidade de se construir, através de uma boa formação acadêmica e os conteúdos que lhe são inerentes dentro das atividades Contábeis, o papel da Controladoria aplicada às Entidades Filantrópicas de Assistência Social e os seus valores sociais que representam um foco específico que garantem o bem  está  social, o acesso a população carente aos serviços essenciais de saúde, educação e outros. Conseqüentemente, estas organizações do terceiro setor tornam-se, ao longo do tempo, importantes agentes para a melhoria da sociedade, da democracia, da estabilidade social, do fortalecimento e desenvolvimento econômico na adequação do mercado.

As Entidades Filantrópicas se caracterizam pelos serviços prestados, sendo eles o seu principal produto. De acordo com Vanderbeck (2001), um serviço é um benefício intangível, não possui propriedades físicas e é consumido no momento em que é fornecido. Para as mesmas é exigida a observação do princípio de competência, com apropriação e tributação, pela parcela de assistência social, de todas as possíveis receitas, no momento de seu faturamento. Não se faz necessário tanto aprofundamento na área para concluir que há diferenciação no tratamento contábil.
Portanto, a contabilidade, através de suas técnicas e especializações, pode contribuir enormemente para estabelecer  critérios justos para o cálculo e o registro dos valores produzidos pelas entidades, de maneira a garantir a sobrevivência das mesmas e, conseqüentemente, a manutenção dos seus serviços à comunidade.
          O  tema abordado é fundamental para desempenhar com discernimento e conhecimento a finalidade pela qual a Controlaria em Instituições sem fins lucrativos foi determinada a fim de atingir de forma eficiente e eficaz as suas peculiaridades.
          As Instituições sem fins lucrativos vêm desempenhando tarefas cada vez mais abrangentes  e relevantes na sociedade atual. Estas desenvolvem atividades de caráter beneficente, filantrópico, caritativo, religioso, cultural, educacional, científico, artístico, recreativo dentre outros, objetivando sempre a consecução  de fins sociais.




Filantropia é a prática dos indivíduos que reflete “o amor à humanidade”, pela dedicação voluntária de riqueza pessoal e habilidades para causas específicas. Como termo de caridade, a filantropia teve raízes históricas fundamentadas na religião, referindo-se a esforços privados para resolver problemas sociais comuns como pobreza ou ignorância.
 (ANHEIER, 2003, p. 8)


          Este artigo faz-se necessária para obter informações quanto a forma de conduzir as decisões, notando se as mesmas quando tomadas, levaram em consideração os aspectos sociais, econômicos e financeiros da Entidade. Por tanto, ao se tratar de Entidade sem fins lucrativos de caráter Filantrópico deve-se analisar a dinâmica e complexidade e identificar qual a melhor estrutura organizacional a ser aplicada.
          Verificar o papel da Controladoria aplicada às Entidades Filantrópicas de Assistência Social.
A gratuidade é parte integrante da Ação Social Filantrópica que deverá sempre ser quantificada em números e qualificada através de projetos. Em função da grande responsabilidade e compromisso é fundamental salientar os seguintes objetivos:
1.     Analisar se as ações de assistência social estão compatíveis com a tipificação dentro da legislação atual;
2.     Verificar se as instituições de Assistência Social estão inscritas nos conselhos de assistência social de seu Município. 
3.     Verificar as dificuldades encontradas pelo gestor na controladoria  com a atual legislação.
          Considerando que o tema Controladoria apresenta uma diversidade de idéias no que diz respeito a vários de seus aspectos, a mesma apresenta os seguintes problemas:


·       Qual tem sido a função da Controladoria num universo abrangente e significativo de Entidades Filantrópicas?
·       Como as Entidades organizam as diversas atividades e funções de Controladoria?
·       A Controladoria realmente é necessária? Qual o papel desempenhado pela mesma?
·       Qual o grau de autoridade da Controladoria dentro da organização?

Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, retrospectivo e documental, com abordagem quantitativa e qualitativa, cuja coleta de dados será realizada por meio de uma revisão bibliográfica; (Demo P. Introdução à metodologia da ciência. São Paulo: Atlas; 1996;   Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec; 2006;  Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa (Portugal): Edições 70; 2004).
          Investigando diversos autores, busca-se para este artigo uma metodologia que possa resultar em respostas objetivas e efetivas ao problema apresentado, pois a metodologia é a aplicação do método, através de processo e técnicas, que garante a legitimidade do saber obtido.
Além da integração objetiva e subjetiva nos processos de pesquisa, essa técnica proposta inclui os atores contactados em campo não como objetos de análise, mas principalmente como sujeitos de auto-avaliação. Desse modo, proporciona meios de compreensão dos dados, de maneira interativa e intersubjetiva, promovendo maior clareza teórica, com o intuito de superar a dicotomia entre quantitativo versus qualitativo, ao compreender a quantidade como um indicador e parte da qualidade dos fenômenos.
Assim sendo, é possível a superação dialética sobre o objetivismo puro, em função da riqueza de conhecimento que pode ser associada à valorização do significado e da intencionalidade dos atos, das relações e das estruturas sociais. Ressalta-se, ainda, que a integração ocorre, sobretudo, quando se trata de processar e analisar dados produzidos por vários instrumentos, na perspectiva de várias disciplinas e por motivos epistemológicos.
Essa multiplicidade de recursos de instrumentos de coleta de dados permite ampliar a obtenção de dados ganhando em qualidade as possibilidades de interpretação, o que propicia o compartilhamento de reflexões de áreas diversas refletindo em avanços importantes na área do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário