Alegria é fruto do Espírito posição de quem já venceu (Eliezer Rodrigues)

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Alfabetização Financeira

Na atualidade nos deparamos com muitos conceitos sobre finanças, mensurações sobre ferramentas de gestão financeira e métodos que proporcionam melhores resultados financeiros nas corporações. A questão é será que a cultura do nosso planejamento de investimento está alinhada com todas essas técnicas e conceitos mencionados? O que aprendemos como ativos para as finanças gerenciais são o mesmo conteúdo.

A reflexão é o quanto a cultura corporativa tem atingindo os resultados financeiros? Os micros e pequenos empresários do mercado contemporâneo tem exercido sua função financeira de investimento, financiamento, análise e planejamento financeiro com o foco na maximização da unidade de negócio ou na vida pessoal de forma a suprir a demanda dos sonhos pessoais?

Buscamos de forma assídua formas de melhorar as finanças pessoais e das empresas que trabalhamos, com o objetivo de sermos colaboradores mais competitivos e possuirmos melhores salários, mas muitas vezes não refletimos e nem identificamos que estamos limitados pelo soldo que recebemos.

A nossa cultura brasileira financeira muitas vezes menciona que através de muitos estudos e trabalhos alcançaremos os melhores resultados, porém na prática os casos de sucesso mostram situações diferentes para alcançar o tal sucesso.

Necessitamos inovar os pensamentos e reflexão que muitas vezes são abafados pelo sistema capitalista que nos exige produtividade a qualquer custos. Diante de algumas literaturas americanas, me faz conclui que necessitamos de uma alfabetização financeira, pois na academia científica muitas vezes os conceitos estão distante da realidade de cada população indivdualizada.

29 comentários:

  1. É previsível que em um cenário Globalizado, Capitalista e Inovador como o nosso, os valores e desejos pessoais sejam de certa forma ofuscados pelo aspecto financeiro, aliás ele (dinheiro) está presente em quase todos os tipos de relações estabelecidos pelo Homem. É certo também que o sucesso não é fruto do acaso, pois ele depende não só da individualidade de cada um, mas também dos relacionamentos estabelecidos. Pois bem, de repente nos deparamos colaboradores de alguma organização, correndo atrás da nossa recompensa, o salário, e muitas vezes nem sabemos onde queremos chegar, qual é o limite que se pode alcançar. De fato estamos cegos e essa cegueira pode nos levar a uma frustração profissional. Portanto, não espere o tempo passar, pense em seu futuro, foque em seu objetivo e saiba onde aplicar os seus recursos, para que em breve eles possam trabalhar por você. Att João Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a posição de que todos nós precisamos ser alfabetizados financeiramente. Todos querem ter uma vida confortável, ser bem sucedido na vida pessoal e profissional, porém, são poucos os que se arriscam a ir além. O medo de arriscar nos leva a aceitar o que nos é oferecido. Acredita-se que para chegar ao sucesso e ser rico é preciso estudar muito, concordo que devemos estudar pois todo conhecimento é bem vindo, porém, as teorias que estudamos muitas vezes não se aplica a prática. É preciso ter coragem e arriscar mais.
    Maria Daiane

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a posição da Maria Daiane em relação as teorias que estudamos muitas das vezes não se aplicar a prática, muitos acreditam que para ser rico e bem sucedido há a necessidade de se ter uma formação de alta qualidade, o que eu já não concordo, pois a realidade de hoje não nos mostra exatamente isso , muitas pessoas ricas conseguiram construir seu patrimônio sem ao menos concluir o ensino médio , e muitas outras com formação de alta qualidade de ensino superior não chegam nem a exercer a profissão ,quanto mais enriquecer .. E ai me pergunto o que há de errado ? Francieli

    ResponderExcluir
  4. Passar a vida toda estudando , muitas vezes não bastara para atingir um alto padrão , pois podemos passar a vida trabalhando em uma empresa com um salario limitado fazendo alguém ficar mais rico a cada dia. Aprendemos que um dos principais objetivos é maximizar os lucros , porque então não usarmos isso para nos , tendo uma visão diferenciada aproveitando oportunidades e relacionamentos para criar algo novo, que nos faça atingir lucros para nos e não para os outros construindo uma carreira admirável...

    ResponderExcluir
  5. Eu acredito que por mais que não se usa tudo o que é estudado é essencial ter uma estrutura, pois conhecimento nunca é de mais. Realmente tem muitos empresários que não tem uma formação superior, mais tenho certeza que de certa forma eles devem ter aprimorado seus conhecimentos de acordo com o tempo. Concordo com o Mauricio sempre devemos estar inovando, não deixar cair na zona de conforto, temos que potenciar e ser motor de competitividade lucratividade. Flávia Ribeiro

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Muitas vezes temos medo de investirmos mais achando que vamos perder tudo, mas as vezes não é bem assim pois quanto maior o investimento melhor o retorno. Logico podemos perder, só que do outro lado devemos pensar que pelo menos tentamos. O texto fala que não devemos ficar só estudando para conseguir algo e sim ter conhecimento. Quando olhamos ao nosso redor vemos que muitas pessoas conseguiram algo sem ter estudo, mas você precisa ter consciência de que devemos sempre pesquisar, perguntar para outras pessoas como faz, se estamos fazendo e maneira correta ou não.
    Jane Kelly

    ResponderExcluir
  8. Precisamos ter além da gradução, é preciso sermos atualizados, ter ideias inovadoras, concretas para serem colocadas em prática. No mundo de hoje, cada dia que passa, surgem novas ideias, tecnologias, teorias, que se não forem acompanhadas, o profissional pode ficar para trás, pode ficar ultrapassado, pode perder posição no mercado de trabalho. Muitos pensam que após se formarem em uma graduação, serão bem sucedidos, ou serão financeiramente ricos, mas só a graduação não faz da pessoa ser um bom profissional, precisamos sempre estar atualizados, ter ideias, por em pratica as ideias, ter projetos que possam melhorar tanto sua vida como a da sociedade. Muitas pessoas que são empresários não tem graduação, mas com seus projetos, suas ideias, seus pensamentos, e seu conhecimento fez a pessoa ser bem sucedida, e ter sucesso. A graduação ajuda e ensina o conceito, as estruturas, mas para ser um profissional bem sucedido, temos que aprimorar nosso conhecimento, estar atualizado, e ter ideias novas, concretas e inovadoras. Ricardo Razera

    ResponderExcluir
  9. O mercado a cada dia está mais acelerado e acredito que para alcançarmos precisamos estar nos aprimorando a cada dia mais. Buscar conhecimento, pesquisar, ter ideias inovadoras, traçar planos e estratégias; nunca será demais estarmos sempre aprendendo; Todo estudo é válido! No mercado de trabalho nos deparamos com muitos negócios que crescem, outros que se estabilizam e outros que não tem sucesso, observando esse cenário, nos faz analisar tudo o que meus amigos escreveram, sobre se especializar a cada mais, sair da zona de conforto e não ter medo de arriscar. Realmente devemos como profissionais arriscar, estarmos ligados a tudo o que está acontecendo e sairmos da zona de conforto, explorar a cada dia o cenário econômico e estarmos nos atualizando. Na academia o aprendizado é teórico, e o ensino é limitado em conceitos, mais a chave para o sucesso está além!
    Sair da zona de conforto, se especializar, explorar mais...Sim necessitamos de uma alfabetização financeira!

    ResponderExcluir
  10. Na minha opinião, as faculdades não preparam os alunos financeiramente, só vendem a ilusão de como serem no máximo funcionários de sucesso. Com isso não geramos novos empreendedores e geradores de empregos. Aumentando-se a cada dia pessoas financeiramente analfabetas e criando uma lacuna enorme entre as classes sociais. Marco Antônio R de Moraes jr.

    ResponderExcluir
  11. Em um mercado globalizado, com a fácil transmissão de informações parecia que para aparecerem novos empreendedores seria mais fácil do que antigamente sem informação, porém, o que vejo é um monstro chamado globalização, onde o empreendedor atual, não basta ter vontade e perseverança para conquistar seu lugar no mercado mais, sim inovar, recriar, ser o melhor naquilo que faz para sobreviver nesse mercado chamado globalização ou monstro conforme dito.

    Lucas Leccioli adm 5

    ResponderExcluir
  12. Á cada dia que se passa acumulamos mais conhecimento, esse, que por sua vez, fará total diferença para que possamos possuir uma vida econômica de “luxo”, correto? De forma teórica, ou seja, pelo que nos ensinam no percurso de nossas vidas, esse processo fará sim total diferença, porém, até que ponto? Vejo muitas pessoas buscando um ensino superior (faculdade), apenas para buscar a sua satisfação financeira, essa, que segundo essas pessoas, será alcançada através de uma rotina de trabalho onde será determinado o horário de entrada e o horário de saída e, durante este período, essas pessoas ficarão sentadas atrás de um computador preenchendo relatórios, realizando cálculos, estratégias de financiamento e investimento, com o intuito de aumentar o lucro da empresa onde trabalha que, por sua vez, não será de posse dela. Assim, através de todos esses processos realizados por essa pessoa, um indivíduo (determinado como Chefe), estará aumentando a sua fortuna (enriquecendo), enquanto que a mesma estará apenas ganhando o seu “EXTRAORDINÁRIO” salário que servirá como controle para seus gastos. Desta forma, enquanto essa pessoa calcula o que irá comprar para que não exceda seu salário, o Chefe de sua empresa irá comprar o que quiser. Porém, não vejo esse processo como algo errado, ou seja, não vejo o chefe como alguém que explora a outra pessoa, ele apenas teve mais CORAGEM e adquiriu um ativo que lhe trouxesse grandes retornos no futuro, ou seja, a pessoa que estudou.

    OBS: Não vejo a busca por uma faculdade como errada, apenas á vejo como o início de uma caminhada, uma caminhada que deverá ser percorrida com coragem e com escolhas certas, pois, desta forma, quem poderá ser o “CHEFE” no final, será você!

    Att, Danilo Nunes Januário - ADM 5.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Cleberson, conforme conversamos, os políticos corruptos são os melhores em matéria de Educação Financeira, vejamos o porque: 1-SONHOS: sim, eles tem sonhos, angariar fortunas as custas de outrem; 2-PLANEJAMENTO: lógico que tem, para serem eleitos utilizam recursos de PJ dispostas a serem beneficiadas com licitações fraudulentas no futuro; 3-INVESTIMENTO: investem pesado para serem reeleitos, afinal fornecem cestas básicas para os mais carentes, os quais agraciados com a tal "benignidade" vendem seus votos; 4-GERENCIAMENTO DAS FINANÇAS: como a corrupção é tão grande, muitos são aqueles atingidos, então os lucros e dividendos devem ser bem distribuídos, afinal a delação acaba com o esquema; 5-TÉCNICA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO: um dos mais importantes, afinal ninguém duvida da inteligência desses mestres do disfarce, pena que utilizam seu coeficiente intelectual para atividades ilícitas, as quais prejudicam o próximo; 6-PRODUTIVIDADE A QUALQUER CUSTO: nesse aspecto são preparadas as maiores artimanhas, passam por cima de tudo com a maior truculência, e o povo continua largado, aliás, me parece que toda obra pública é deixada para ser executada as pressas, na bacia das almas, para que não seja necessário o processo licitatório... É, de fato o que aprendemos está distante da realidade e poderíamos citar outras inúmeras situações revoltantes que vemos todos os dias. Quem dera um dia termos forças e culhão para mudar esse contexto! Quem sabe, se bem que tudo começa aqui, na educação. Att João Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, bem lembrando quando o quesito é "Inteligência Governamental", muitos que estão lá realmente a hora que sentem o gosto pela "grana" acabam cedendo as atividades ilícitas e acabam trabalhando para um bem que não seja para todos, mais sim para si só! Hoje o mercado vive uma situação onde se você não agir de forma incoerente não terá sucesso ao seu empreendimento. Mas será que agindo assim é o certo a se fazer?
      Isso me faz lembrar a dinâmica que o professor Franco fez conosco junto ao ADM 7 onde tendo uma situação onde envolve muito dinheiro as pessoas ficam em dúvida por que caminho seguir, o certo ou o errado?!
      É revoltante o cenário em que vivemos com a corrupção e sabendo que se precisa muito para melhorar ou mudar esse contexto! A educação está sujeita a esse cenário de uma forma, pois está ligada ao mercado que está ligada a política!
      Acredito que possa haver mudança, mais para mudança precisa-se de pessoas corajosas, com punho e com um caráter não duvidoso. Cleberson

      Excluir
  15. Concordo plenamente de que precisamos ser alfabetizados financeiramente, pois muitas das teorias que nos é passado na academia científica está longe da realidade em que vivemos. Para que possamos ter sucesso na vida pessoal ou profissional temos que estar sempre atualizados e não ter medo de arriscar, onde existem empresários bem-sucedidos as vezes com pouco estudo, mas que não tiveram medo de se arriscar para ter sucesso na vida, por isso se não quisermos ficar dependente de uma rotina de trabalho e com um salário limitado, devemos deixar o medo de lado e arriscar mais. Att Juliano B. Menino.

    ResponderExcluir
  16. Nos negamos a ideia de sermos analfabetos financeiro. Enfim, literalmente somos, até o momento em que buscamos entender o sentido de alfabetização financeira.
    Nos dias de hoje, a socidade
    nos cerca  ensinando que para "sermos alguém, precisamos estudar"  e na educação não é diferente, pois o ensino nos faz enchergar desta maneira. Analisamos e percebemos que desde que nascemos somos alienados a tal conceito que  acaba sendo um almejo em nossas vidas
    Depois que termos o conhecimento sobre alfabetização financeira, observamos que a alfabetização depende  de si próprio, de suas buscas e concretizações.

    Att. Eduarda Zilch

    ResponderExcluir
  17. Acredito que o conhecimento e alfabetização financeira seja mesmo necessário se aprender dia a dia e praticar.
    Até porque muitas empresas não seguem o mesmo estilo que aprendemos na faculdade, e com muitas mudanças aceleradas acredito que se não tiver uma alfabetização contínua, com o tempo vamos nos tornando analfabetos.
    Assim como nossa vida, as finanças, os planos, o futuro muda a cada dia, e depende de nós procurarmos ou não essa alfabetização. O conhecimento está além do que aprendemos e devemos buscar nossas respostas.
    Sobre a questão satisfação própria acredito que o sonho de todos, ou pelo menos a maioria seria ser reconhecido e dono do seu próprio negócio, e não apenas lutando para maiores salários. Mas atualmente, com tantos impostos, taxas, intervenções do governo realmente é mais difícil ter um pensamento positivo. E acredito que por este fato que os mercados estão se saturando e empresas se abrindo cada vez menos no Brasil.
    Espero que a economia do Brasil melhore para podermos discutir novamente sobre esse momento que deixa qualquer um na dúvida "ser bem sucedido" ou " tornar alguém bem sucedido"

    Att. Carolina Capucho 5º semestre ADM

    ResponderExcluir
  18. Parece haver uma linha tênue entre o certo e errado quando o assunto é ''Educação Financeira''. Onde a população é educada a ganhar mais para consumir e possuir mais bens e melhorar a qualidade de vida.
    Porém adquirir bens não é garantia de retorno financeiro e sim um possível compromisso com manutenção e gastos extras.`
    Seria de grande valia se desde muito cedo a população recebesse uma perspectiva e visão diferenciada sobre as finanças e como geri-la de forma inteligente.
    Aprender a poupar, ter equilíbrio emocional para o consumo e aplicar em ativos poderia ser um diferencial econômico para as futuras gerações.
    Att, Vinicius Mantuaneli

    ResponderExcluir
  19. “O texto nos traz a ideia de que temos que ser “alfabetizados financeiramente” para chegarmos a um escopo. Ou seja, temos que aliar técnica e pratica financeira para atingimos o sucesso financeiro. Mas, podemos dizer que nesse termo “sucesso” a subjetividade impera, pois, o que pode não ser sucesso para um pode ser para outro. Não acredito na teoria simplesmente pura e de direito sem a prática, todavia se pegarmos exemplos históricos de figuras de sucessos podemos afirmar que na maioria delas se empregou 100% de pratica e 0% de teoria, como exemplo podemos citar: François Pinault, Mike Hudack, Quentin Tarantino entre outros. Sobretudo não estou fazendo aqui uma apologia ao analfabetismo, apenas quero me alertar que acima de tudo temos que primeiro acreditar naquilo que fazemos, para que o sucesso, independente do que você seja ou faça seja apenas uma conseqüência da sua felicidade.”
    Felipe Biazotto Azoli

    ResponderExcluir
  20. Concordo com a posição da Francieli, pois conheço empresário que tão pouco tem estudo, mas tem empresa com carreira promissora e esta no mercado.
    Mas no dias de hoje precisamos nós dedicar aos estudos, adquirir qualificações e muito conhecimento, e que todos nós precisamos ser alfabetizados financeiramente pois o mercado ta cada vez mais competitivo.

    Fabíola Ribeiro

    ResponderExcluir
  21. Embasado no conteúdo apresentado, fica nítido a necessidade de uma "Alfabetização Financeira", para isso aprimoramos nossos conhecimentos dia a dia, mas o que muitos deixam passar em branco são os erros cometidos no passado, pois são os erros passados que podem nos ajudar no futuro, só erramos quando praticamos, e quando praticamos aprendemos mais, infelizmente muitos deixam de seguir em frente no primeiro erro, colocam as culturas em primeiro lugar, e com isso criamos uma posição defensiva, e deixamos de arriscar, evitamos a procura de outras estratégias para prosseguir, estudo e conhecimento nunca é demais, é sempre viável deixar o cérebro oxigenado de informações, se manter atualizado dos assuntos, mas de nada adianta ter uma imensidão de conhecimento e sabedoria e não colocarmos em pratica, é necessário manter uma visão ampla, e usarmos nossos conhecimentos de forma sucinta, se não arriscar não saberá o resultado final.

    Michael S. Carvalho

    ResponderExcluir
  22. Aline Oliveira

    Acredito que através da busca do conhecimento em determinado campo é essencial para um melhor diagnóstico de mercado de trabalho. Cada área exige uma mensuração diferente, temos que levar em consideração que o sistema financeiro assim como o estratégico exige-se um levantamento distinto dependendo de cada situação, épocas, hábitos e culturas nos faz enxergar de maneiras diferentes. O mercado está em mudanças constantes, temos que estar preparados como agir num momento de crise ou num momento de melhor investimento.
    Aline Oliveira

    ResponderExcluir
  23. "A nossa cultura brasileira financeira muitas vezes menciona que através de muitos estudos e trabalhos alcançaremos os melhores resultados, porém na prática os casos de sucesso mostram situações diferentes para alcançar o tal sucesso".
    Comumente observamos diversos casos de grandes empresários que sequer concluíram ensino básico e montaram verdadeiros impérios, e pessoas que dedicaram uma vida toda em academias e não conseguiram um retorno financeiro nem de longe igual. Mas até que ponto isso pode nos servir de parâmetro? Até que ponto o conhecimento acadêmico supera ou não o "espírito" empreendedor, o "feeling" para negócios e gerar riquezas? Creio que no cenário atual é necessário uma mescla de ambas as visões, pois caminhamos cada vez mais para empreendimentos e maneiras de gerar dinheiro/riqueza mais específicas e especializadas, que exigem um mínimo de conhecimento acadêmico para serem colocadas no papel. Por outro lado, se não houver um "feeling", a intuição, a capacidade de empreender e lidar com os riscos, perder e reconquistar, ficaremos limitados a um "soldo". Mas não podemos nos iludir com o pensamento meritocrático de que "há espaço e oportunidades para todos, basta estudar, empreender, inovar e coragem, que o resultado virá, quem o assim fizer não se limitará", pois o mercado capitalista é seletivo, exigente e impiedoso, costumamos observar apenas os casos de sucesso, mas quantos outros tentaram e não conseguiram, fracassaram? Não vejo problemas em se limitar a um salário, vejo problemas em querer se arriscar a todo custo, se arriscar sem dimensionar os riscos, observamos diversos casos em que jovens querem ser "patrão", "chefe", sem o mínimo de embasamento teórico-técnico, sem o espírito empreendedor..Ser ou não empreendedor, se dedicar mais ou menos ao estudo acadêmico, ficará condicionado a personalidade de cada um, e ao que que melhor se adequar à sua realidade, possibilidade, desejos, e ao que de fato o fará se desenvolver como profissional e pessoa.
    Maurício Gabriel de Oliveira.

    ResponderExcluir
  24. A alfabetização ou educação financeira deveria ocorrer naturalmente em nossa sociedade, pois é necessário a toda população e não somente aos profissionais da área. A alfabetização financeira é essencial e devemos buscá-la no dia a dia, pois o que aprendemos na graduação ou em cursos é somente uma base para se praticar e aplicar em cada situação que vamos nos deparar; o alcance do sucesso não é somente realizado com uma alfabetização financeira ou com uma conclusão de uma graduação, mas sim com a somatória de diversos fatores e decisões tomadas no decorrer do nossa vida.
    Att, Murilo Ferraz
    5º semestre de Administração

    ResponderExcluir
  25. A educação financeira deveria ser um conhecimento de acesso a todos não somente a profissionais da área , mais vejo que a estratégia da sociedade atual é reter o Maximo de informação das pessoas , pois se todos soubessem como investir seu dinheiro de forma que traga retorno abalaria a economia dos países pois seria difícil as empresas ter funcionários com seus salários fixos . E para ser educado financeiramente você não precisa ter estudos , como faculdade e cursos , pois tem pessoas adquire o conhecimento necessário com o tempo ou já nasce com o dom para isso , eu até mesmo acho que quanto mais você estuda menos chances de arriscar você tem pois conhece mais o risco que existe.

    Att. Clebson Ferreira de Souza

    ResponderExcluir
  26. Concordo com o ponto de vista do Mauricio, a questão do “sucesso” advindo de muito estudo é muito relativo, nossa realidade nos mostra isso o tempo todo. Acredito que a união entre conhecimento teórico e a experiência adquirida na pratica e/ou empreendedorismo individual de cada um pode nos preparar melhor para o mercado. Assim, creio que uma “alfabetização financeira” nos proporcionaria maiores oportunidades.
    Att.
    Bruno A. Pires

    ResponderExcluir
  27. No meu ponto de vista, a alfabetização financeira na verdade é o que falta à maioria das pessoas, acredito que todos deveriam saber o básico sobre como lidar com o dinheiro, investi-los e gasta-lo.
    O ideal que tivéssemos alguns princípios da alfabetização financeira desde cedo na vida, mais não é o que acontece normalmente, muitas vezes só ouviram falar após ingressarem no nível superior.
    Acredito que a alfabetização financeira é muito útil para o conhecimento, comportamento e atitude financeira de cada indivíduo.
    Rodrigo Leonel

    ResponderExcluir