Alegria é fruto do Espírito posição de quem já venceu (Eliezer Rodrigues)

sábado, 6 de junho de 2015

Governança Corporativa e Comportamento Organizacional




















Esta obra apresenta, de forma estruturada, a explicação teórica e prática detalhada de "como" as empresas podem desenvolver e consolidar otimizadas governanças corporativas, indicando modelos e métodos que proporcionem sustentação dos conselhos de administração e os gestores, os quais representam o foco central das decisões das empresas que têm esses modelos de gestão contemporâneo na busca da profissionalização e melhores resultados.
Os Conselhos de Administração das empresas, administrados pelos conselheiros têm um novo contexto de responsabilidades nas empresas e na economia brasileira. Estes conselhos também estão com maior amplitude de atuação e com forte interação com os acionistas das empresas, o que consolida a base de sustentação da atuação da Governança Corporativa, o princípio da transparência que é o principal elo de confiança desses dois pólos administrativos.
A maior interação com os acionistas ou quotistas das empresas também é de elevada importância para os resultados das mesmas, pois esta situação proporciona, de forma natural, maior atratividade das empresas no mercado. Constatou-se que, de fato, o comportamento dos indivíduos na corporação é um dos princípios fundamentais para o funcionamento da Governança Corporativa na prática.
Com referência à diretoria executiva, o livro apresenta o procedimento estruturado para que as informações e as decisões da Governança Corporativa sejam melhores aplicadas pelas empresas, mostrando procedimentos de ética e indicadores financeiros que deverão ser prioridade para a administração de conflito preventivo.
Este livro aborda a atuação, em empresas que não precisam, do ponto de vista legal, consolidar estas novas formas organizacionais baseadas na Governança Corporativa. Os estudos práticos nos mostram que esta nova estruturação pode ser fundamental para seus planos estratégicos em todos os níveis e de desenvolvimento de novos negócios e inovação da empresa, bem como para a consolidação de fortes vantagens competitivas no mercado, gerando resultados que podem mudar a história da empresa.
Entretanto, esta obra proporciona uma contribuição efetiva para que as corporações possam desenvolver, rentabilizar, estruturar e operacionalizar esse novo modelo de gestão e usufruir de todos os benefícios dessas ferramentas administrativas.


Livro-texto para as disciplinas Governança Corporativa, Gestão de Pessoas, Organização, Métodos e Sistemas, Estrutura Organizacional, Planejamento Estratégico e Teoria Geral da Administração, dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração, Economia, Contabilidade e Direito.
Leitura de atualização e conhecimento prático para profissionais liberais, para acionistas, conselheiros e executivos das empresas.






















PREFÁCIO

Governança Corporativa. Os primeiros contatos com o tema se iniciaram no ano 2012, com uma implantação de sucesso em uma indústria a partir desse momento surgiram diversas corporações para a realização do mesmo processo.
Durante cursos e aulas ministrados sobre o tema surgiu a parceria dos autores em uma roda de discussão, que gerou novas visões e conceitos, nascendo ali a ideia da publicação desta obra. A temática da governança parecia se encaixar perfeitamente no perfil dos autores; a transparência, a prestação de contas e a busca de resultados focados no comportamento organizacional foram a certeza de início da obra.
No mundo acadêmico, apesar de estudos pioneiros na década de 70 e 80, as publicações sobre governança ainda eram relativamente escassas, e a área ainda se encontrava bem distante do crescimento exponencial de publicações observado nos anos subsequentes.
No Brasil, particularmente, havia escassos artigos e apenas uma dissertação de mestrado sobre conselhos de administração. E, também, o tema se mostrava muito desafiador, exigindo uma abordagem multidisciplinar que envolvesse análises de Economia, Finanças, Administração, Contabilidade e Direito, entre outras áreas do conhecimento.
Este livro tem objetivo de uma contribuição acadêmica e prática no mercado brasileiro, respeitando todas normas legais e científicas. Em suma, todos os princípios regentes deste modelo de gestão, bem como seus meios de consecução, são abrangidos pelos princípios da transparência, prestação de contas, clareza na comunicação e resultados.








Nenhum comentário:

Postar um comentário