Alegria é fruto do Espírito posição de quem já venceu (Eliezer Rodrigues)

sábado, 26 de abril de 2014

Estrutura Técnica para Custo de Serviços





Estrutura Técnica para Custo de Serviços


                A apuração do custo unitário dos serviços segue a linha geral de custeamento dos produtos. Para a apuração do custo dos recursos utilizados deve-se seguir os mesmos conceitos desenvolvidos no Capítulo 2. As informações básicas de cada serviço também seguem a linha geral do custo dos produtos, que é a estrutura do produto, agora estrutura do serviço, e o processo de fabricação, agora, processo de execução, apresentados no Capítulo 3. Aplica-se o método de custeamento escolhido e apura-se o custo de cada serviço.
                Os elementos necessários para o custeamento unitário dos serviços são os seguintes:
1)      Conhecimento da estrutura de cada serviço, para obtenção de todos os materiais que o compõe;
2)      Conhecimento dos equipamentos diretos utilizados na prestação de cada serviço, quando o serviço é baseado em equipamentos;
3)      Conhecimento do processo de execução de cada serviço, considerando todas as fases necessárias para sua realização, para obtenção dos dados da mão de obra direta aplicada em cada fase do serviço;
4)      Conhecimento de serviços obtidos de terceiros que são acoplados a determinados serviços;
5)      Conhecimento dos serviços prestados por outros setores da empresa para determinados serviços finais;
6)      Procedimentos de alocação de gastos dos setores indiretos que apóiam genericamente a área operacional da execução dos serviços, caso se adote método de custeamento que contenha elementos de absorção ou rateio.

Esses elementos serão apresentados a seguir com suas principais características e resumidos numa figura para complementação do entendimento geral.



6.1 Estrutura do Serviço

                Quando um serviço é desenvolvido, ele tem um processo de caracterização genérico, que é explicitado através da estrutura do serviço.  Mesmo considerando a característica da variabilidade inerente aos serviços, é possível e necessário, construir uma estrutura genérica básica. Por exemplo, na confecção de cartões de visitas, apesar de o nome da pessoa e empresa ser individual, o serviço básico em si é o mesmo, podendo ser estruturado de forma genérica. Assim, na estruturação do serviço  do cartão de visita pode ser definido o tipo de papel, sua qualidade, sua quantidade, bem como outros complementos, como tintas aplicadas, tipo de embalagem etc.
                Um serviço de transporte, um frete de uma cidade à outra, também pode ser caracterizado em termos de estrutura de serviço. Deverá ser definido o equipamento básico, a quantidade de quilômetros a ser percorrida, equipamentos adicionais de carga e descarga a serem utilizados, a quantidade de mão de obra necessária para o transporte (motoristas, navegadores, carregadores), o tipo e a quantidade de combustível, materiais auxiliares necessários (óleos, aditivos, estrados de madeira etc.), pedágios que serão incorridos etc.
                Num serviço de auditoria deve ser definido que tipo de profissional deverá ser alocado, se auditor simples ou sênior, gerente ou sócio de auditoria, equipamentos e softwares a serem utilizados, profissionais de apoio (advogados, analistas de sistemas) etc. 

 

6.1.1 Apresentação da estrutura do serviço

                A estrutura do serviço pode ser apresentada graficamente de forma esquemática evidenciando os níveis e os principais conjuntos, subconjuntos e materiais, conforme apresentamos a seguir na Figura 6.1. Neste exemplo, tomamos como referência o produto hamburguer, que é o aspecto visível da indústria de fornecimento de alimentação rápida (fast-food), indústria esta de prestação de serviços de massa através de produtos alimentares padronizados. 

               
                É muito comum que alguns produtos considerados produtos finais especificados, também façam parte de outros produtos. No exemplo do hamburguer, este produto poderia tanto ser vendido separadamente quanto fazendo parte de um outro produto final, complementado por outros produtos, também finais, formando um novo produto final, que seria o agregado de outros produtos finais. Continuando o exemplo da Figura 6.1, apresentamos na Figura 6.2 uma estrutura de produto de um conjunto de produtos finais, vendido também como um outro produto final.

                A responsabilidade pelo desenvolvimento da estrutura do serviço é da área operacional da empresa. Nas indústrias, a estrutura do produto é de responsabilidade da engenharia de produto ou engenharia de desenvolvimento. Nas empresas de serviços, a responsabilidade é dos responsáveis técnicos pelas operações, conforme alguns exemplos apresentados a seguir.

            

               


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