Estrutura
Técnica para Custo de Serviços
A
apuração do custo unitário dos serviços segue a linha geral de custeamento dos
produtos. Para a apuração do custo dos recursos utilizados deve-se seguir os
mesmos conceitos desenvolvidos no Capítulo 2. As informações básicas de cada
serviço também seguem a linha geral do custo dos produtos, que é a estrutura do
produto, agora estrutura do serviço,
e o processo de fabricação, agora,
processo de execução, apresentados no Capítulo 3. Aplica-se o método de
custeamento escolhido e apura-se o custo de cada serviço.
Os
elementos necessários para o custeamento unitário dos serviços são os
seguintes:
1) Conhecimento
da estrutura de cada serviço, para obtenção de todos os materiais que o compõe;
2) Conhecimento
dos equipamentos diretos utilizados na prestação de cada serviço, quando o
serviço é baseado em equipamentos;
3) Conhecimento
do processo de execução de cada serviço, considerando todas as fases necessárias
para sua realização, para obtenção dos dados da mão de obra direta aplicada em
cada fase do serviço;
4) Conhecimento
de serviços obtidos de terceiros que são acoplados a determinados serviços;
5) Conhecimento
dos serviços prestados por outros setores da empresa para determinados serviços
finais;
6) Procedimentos
de alocação de gastos dos setores indiretos que apóiam genericamente a área
operacional da execução dos serviços, caso se adote método de custeamento que
contenha elementos de absorção ou rateio.
Esses elementos serão
apresentados a seguir com suas principais características e resumidos numa
figura para complementação do entendimento geral.
6.1 Estrutura
do Serviço
Quando
um serviço é desenvolvido, ele tem um processo de caracterização genérico, que
é explicitado através da estrutura do
serviço. Mesmo considerando a
característica da variabilidade inerente aos serviços, é possível e necessário,
construir uma estrutura genérica básica. Por exemplo, na confecção de cartões
de visitas, apesar de o nome da pessoa e empresa ser individual, o serviço
básico em si é o mesmo, podendo ser estruturado de forma genérica. Assim, na
estruturação do serviço do cartão de
visita pode ser definido o tipo de papel, sua qualidade, sua quantidade, bem
como outros complementos, como tintas aplicadas, tipo de embalagem etc.
Um
serviço de transporte, um frete de uma cidade à outra, também pode ser
caracterizado em termos de estrutura de serviço. Deverá ser definido o
equipamento básico, a quantidade de quilômetros a ser percorrida, equipamentos
adicionais de carga e descarga a serem utilizados, a quantidade de mão de obra
necessária para o transporte (motoristas, navegadores, carregadores), o tipo e
a quantidade de combustível, materiais auxiliares necessários (óleos, aditivos,
estrados de madeira etc.), pedágios que serão incorridos etc.
Num
serviço de auditoria deve ser definido que tipo de profissional deverá ser
alocado, se auditor simples ou sênior, gerente ou sócio de auditoria,
equipamentos e softwares a serem utilizados, profissionais de apoio (advogados,
analistas de sistemas) etc.
6.1.1
Apresentação da estrutura do serviço
A
estrutura do serviço pode ser apresentada graficamente de forma esquemática
evidenciando os níveis e os principais conjuntos, subconjuntos e materiais,
conforme apresentamos a seguir na Figura 6.1. Neste exemplo, tomamos como
referência o produto hamburguer, que é o aspecto visível da indústria de
fornecimento de alimentação rápida (fast-food),
indústria esta de prestação de serviços de massa através de produtos
alimentares padronizados.

É
muito comum que alguns produtos considerados produtos finais especificados,
também façam parte de outros produtos. No exemplo do hamburguer, este produto
poderia tanto ser vendido separadamente quanto fazendo parte de um outro
produto final, complementado por outros produtos, também finais, formando um
novo produto final, que seria o agregado de outros produtos finais. Continuando
o exemplo da Figura 6.1, apresentamos na Figura 6.2 uma estrutura de produto de
um conjunto de produtos finais, vendido também como um outro produto final.

A
responsabilidade pelo desenvolvimento da estrutura do serviço é da área
operacional da empresa. Nas indústrias, a estrutura do produto é de
responsabilidade da engenharia de produto ou engenharia de desenvolvimento. Nas
empresas de serviços, a responsabilidade é dos responsáveis técnicos pelas
operações, conforme alguns exemplos apresentados a seguir.

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