Alegria é fruto do Espírito posição de quem já venceu (Eliezer Rodrigues)

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Organização, métodos e sistemas



Dentro das organizações nos deparamos com mudanças constantes, concorrentes cada vez mais agressivo e um mercado de grande variânça. Diante disso surgem as ferramentas de gestão OM&S definindo uma incognita sobre a melhor utilização dos processos.
Oferecendo uma departamentalização que possui até  onze tipos diferentes. Apresenta uma hierarquia vertical e linear.

Dentro desta visão começam a aparecer os conflitos entre as atividades fins e assessoria atividade meio. As principais divergências entre assessoria e linha fim são enormes  e as vezes com fudamentos falhos.

No atual globalização de mercados a assessoria meio e assessorias conselheiras, geral, e as demais são dispensáveis ou indispensáveis? Essa questão tem se tornado confusa para os administradores e as vezes lucrativa para os consultores.

Em síntese não consiguimos definir a melhor situação. Porém em determinado nível da corporação teremos que definir nossa posição. Como as empresas tem definido isso?

16 comentários:

  1. Olá franco, concordo com o seu posicionamento no que se diz a respeito da grande importancia de se aplicar a ferramenta OM&S nas empresas. Penso também que nós, administradores devemos estar sempre preparados e atualizados para as mudanças mercadológicas que acontecem constantemente!!!!!!!!!!!!!!! outra coisa que penso é que a assessoria conselheira é muito importante, pois possui apenas um foco na empresa ( se dedicando a ele), onde não tem ação de comando!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Hoje, nos deparamos cada dia mais com mudanças no mundo organizacional, exigindo muito mais do administradores e para tornar sua organização competitiva no mercado usamos várias ferramentas, uma delas é a OM&S que nos ajuda a gerir o capital, recursos humanos e materiais, equipamentos, processos e sistemas em geral. Dentro disso podemos analisar a estrutura organizacional, racionalização do trabalho, desenvolvimento organizacional, controle de sistemas, sistema de informação e também as consultorias, assessorias e atividades meio que devem sim serem usadas pelos administradores com consciência e conhecimento da necessidade de sua organização como um todo.

    ResponderExcluir
  3. Olá Franco, as assessorias são indispensáveis, pois cada uma tem valores e particularidades necessários para a organização.
    Através das assessorias conselheiras e suas informações é feito o planejamento, pelo qual a organização tomará as decisões finais e necessárias para o bom andamento do negócio, e assim adquirir resultados. Enquanto a assessoria meio pode ser uma forma para diminuir custos dentro da organização, ou seja, buscar profissionais com bons requisitos nas diversas áreas com custo menores, como por exemplo: Contadores, Advogados e Gestores (R.H.). Para sanar as divergências entre ambas é necessário que coloque em primeiro lugar o bom andamento da empresa, deixando de lado as diferenças, e focando na principal finalidade que é o resultado positivo da organização.
    Porém, tais considerações devem ser analisadas de acordo com cada organização e seu tamanho.

    ResponderExcluir
  4. Olá Franco, também concordo que as assessorias são extremamente importante para o bom funcionamento da empresa, porém não podemos esquecer de algumas precauções que devemos saber como: irá existir uma válvula de escape dos erros do superior; dificulta a delegação e tem custos elevados. Contanto temos que saber administrar esse e outros tantos conflitos dentro de uma empresa.

    ResponderExcluir
  5. Oiii Franco!!!
    No mundo em que vivemos hoje a OM&S é uma ferramenta indispensável para a organização.
    E nós administradores temos que sempre estar em busca de conhecimento inovações e nos atualizar, e sempre estar preparados e andar lado a lado com o conhecimento que a tecnologia nos proporciona.
    Outro fator fundamental na organização é a assessoria que tem como um forte objetivo trazer melhorias no seu desempenho, na sua lucratividade e na sua competitividade.

    ResponderExcluir
  6. Olá Franco, a OMS trouxe ao mundo dos negócios empresariais que devemos cada vez mais buscar a excelência na qualidade do produto oferecido, com isso as empresas buscam novos métodos de realizar suas atividades afins de atingir o resultado esperado. Portanto as assessorias ficam cada vez mais procuradas e indispensáveis para as empresas, pois é proporcionada uma analise aprofundada e critica de melhoria na organização.

    Parabéns pelo blog que proporciona a todos os visitantes uma leitura sobre assuntos que sempre estão em pautas nos âmbitos empresariais !

    ResponderExcluir
  7. Profº.Franco e colegas!!!
    A OM&S é uma importante ferramenta de gestão dentro das organizações e visa inovação nos métodos de administração, seu objetivo principal é o conjunto de técnicas para melhorias dos processos. A aplicação de OM&S depende muito da visão e cultura da organização, no que diz respeito a assessoria. Para nós administradores é bom conhecermos tais ferramentas e formas de otimizar um processo e até mesmo uma organização, pois durante nossas gestões com certeza teremos grandes desafios, e com essas opções teremos soluções eficientes e eficazes dentro de um cenário tão competitivo.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, Professor Franco!
    A OMS consiste na capacidade de compreender as complexidades de toda a organização e o ajustamento do comportamento das pessoas dentro da empresa. Essa aptidão permite promover ajustamentos necessários que são evidenciados pelo levantamento e pela analise de informações dos sistemas de informações.

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde, Franco!
    A OMS visa conseguir a eficiência e a eficacia da estrutura administrativa através de aplicações de recursos para reduzir tempo, esforço e custo, detectar os problemas e analisar as alternativas mais viáveis para a solução dos mesmos.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde!
    A OMS analisa os sistemas organizacionais juntamente com suas estruturas, ambiente físico e processo, buscando melhorar o desempenho das atividades administrativas, mostrando a viabilidade e a vantagem competitiva das metas propostas e o potencial da equipe para realiza-lá.

    ResponderExcluir
  11. Caro Prof. Franco Conforme os amigos acima relatam a OM&S é de suma importancia no atual cenário onde a globalização obriga as empresas a serem competitivas,lembrando que antes de contratar uma acessoria devemos consultar se a mesma possui experiencia em linha, provocar conversas e debates nos níveis Estratégico, Tático e Operacional e Dividir o crédito de fracasso ou sucesso, pois desta forma a sinergia dentro da organização atrai o sucesso.

    ResponderExcluir
  12. Olá Prof. Franco e Amigos.
    Com base no texto acima, aprendizado em aula e aos comentários. A OMS é uma ferramenta onde visa estruturar( atribuindo cargos e funções) a organização para melhor informar e se comunicar com as pessoas , como e porque elas devem desenvolver suas tarefas. Ela está envolvida em toda empresa desdo do nivel executivo ao operacional, assim ela procura organizar da melhor forma para estar competiva no mercado e também reduzindo custos, por isso ela se tornou uma ferramenta muito importante. Não escredito que ela indispensável, mas acredito com que as mudanças diariamente muitas coisas podem mudar e surgir novas ferramentas é por isso acabe a nos Administradores estarmos informado para que possamos designar nos funções corretamente.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde!
    A OM&s possui um grau de importância muito elevado,pois é uma ferramenta que visa aperfeiçoar o desenvolvimento e adequação dos sistemas funcionais da empresa,gerando capacidade ao desenvolvimento de suas atividades .Possui como objetivo principal colaborar sempre com a eficiência da empresa,posicionando –se como uma assessoria efetuando estudos sobre os acontecimentos relacionados a problemas organizacionais,sempre sugerindo soluções.
    Para nós administradores o conhecimento desta ferramenta é essencial,pois possibilita promover os ajustes necessários,pois a cada dia que passa os desafios aumentam e as soluções necessitam ser mais eficientes.

    ResponderExcluir
  14. Ola Prof Franco !
    Concordo sim que as assessorias são indispensáveis pois, atualmente o mercado se encontra em um processo onde, a cada minuto tem-se uma novidade, decorrente disto necessita - se utilizar de raciocínio analítico e logico com isso se torna propicia a utilização da assessorias.

    ResponderExcluir
  15. ola Prof Franco!
    Organizacao e sistemas e metodos representa, a princípio a racionalidade e formalidade nas empresas.Pois as mudancas são continuas no ambiente externo e interno,numa era cada vez mais globalizada permeada por um mercado competitivo.Somos sujeitos a mudancas para estar sempre a frente e buscando a valorização,esse sistema permite a nos futuros administradores a nos ajustar e a compreender tais mudancas de forma inovadora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Professor Franco e amigos,
      Concordo com seu posicionamento sobre a utilização da OM&s sendo ferramenta fundamental para as Organizações sendo que o mercado tem se tornado cada vez mais competitido. Utiliza-la como estrategica competitiva desenvolverá a visão e o modo estrutural do negócio. Não posso deixar de ressaltar a importancia da acessoria conselheira buscando a valorização da adaptação ao cenario mundial no que se refere o sucesso e a sustentação frente ao cenario global.

      Excluir