Alegria é fruto do Espírito posição de quem já venceu (Eliezer Rodrigues)

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

UMA ANALISE DA NEGOCIAÇÃO DE UMA PERSPECTIVA DE UMA PRESTADORA DE SERVIÇO LOGÍSTICO.


A economia atual define um cenário no qual é indispensável firmar acordos, parcerias e alianças, sendo necessária uma constante negociação no mundo corporativo. Ao revés de períodos anteriores, em que a comunicação era feita face a face, e sem preparação e utilização de técnica nenhuma, atualmente estamos diante de um novo contexto, em que as pessoas interagem, cada vez mais, apoiadas pela tecnologia e modelos de gestão de negociação. Este fato tem influenciado a forma como as relações sociais são estudadas, e a negociação é uma das formas de relação social que tem sido influenciada por estas mudanças. Diante disso, analisamos o setor de transportes que vem aumentando constantemente na última década com incentivos governamentais. Os setores de comércio e de transportes, armazenagem e correio marcaram maiores altas dentro do Produto Interno Bruto (PIB) as prestadoras de serviços, que aumentaram 1,1% no primeiro trimestre de 2011, ante os últimos três meses do ano de 2010. Conforme  dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE, 2011), estes setores registraram crescimento de 1,9% e 1,7%, respectivamente, no primeiro trimestre de 2011 ante o quarto trimestre de 2010.  Deste modo, o que constitui a essência deste trabalho é uma análise dos principais aspectos que envolvem a negociação, com o objetivo de demonstrar e identificar os diferentes mecanismos utilizados no segmento prestador de serviço logístico juntamente com um estudo de caso em uma empresa prestadora de serviço logístico localizada no interior de São Paulo.



Nos dias de hoje há um consenso que a integração é um dos vetores determinantes para a realização de uma cadeia de suprimento (Suply Chain) verdadeiramente eficiente. Christopher (1988) menciona que os negócios estão cada vez mais sem limites, demonstrando que as barreiras funcionais internas estão sendo eliminadas por uma administração horizontal dos processos e operações que, externamente, a separação entre vendedores, distribuidores, clientes e a empresa está sendo gradualmente reduzida.

 Anderson e Lee (1999) relatam que os elementos de uma cadeia de suprimento devem estar atuantes tanto no planejamento, quanto na execução de suas estratégias, para alcançar uma cadeia de suprimento sincronizada e aplicada.

Diversas corporações têm usado diferentes estratégias e métodos para melhorar o desempenho da eficiência de seus negócios e aperfeiçoar o relacionamento com seus clientes e parceiros nos ciclos de desenvolvimento, fabricação, suporte e vendas atingindo a eficácia de seus objetivos.

Uma das características das diferentes estratégias é a adoção de técnicas e métodos que contribuem para uma melhor conexão entre os participantes de uma rede de relacionamento, permitindo aos integrantes de uma cadeia de suprimentos compartilhar diferentes informações que compõem a estrutura da cadeia, como, por exemplo, dados sobre a situação de estoque, pedidos e entregas.

A integração da Supla chain proporciona um novo modelo de criação de valor, no qual os processos e operações que transitam são acelerados, incorrendo em menores tempos no ciclo das transações.  Todo ciclo da cadeia de suprimentos será realizado de forma estratégico e dependerá de agilidade na reposição e da logística estabelecida. Os prestadores de serviços logísticos serão fundamentais para a operação e sucesso da cadeia de suprimentos.

Entretanto, a coordenação dessas interligações demanda capacidade de negociação para definição dos interesses comuns de modo a concluir os acordos e estabelecer a estrutura dessas relações. Freitas (1994) ressalta que as organizações são sistemas políticos em que o comportamento de negociação é,atualmente, uma condição indispensável de sobrevivência.

Entretanto, mesmo ressaltando a importância da negociação para efetivação desses relacionamentos e a tendência de utilização de métodos e técnicas para realizar essas parcerias, existem dúvidas quanto à aplicação apropriada da tecnologia e metodologia  para dar suporte ao processo de negociação.

 Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é demonstrar  uma análise da negociação considerando os aspectos do processo que favorecem a adoção de técnicas e metodologias para a negociação. Os aspectos analisados, teremos dois principais: a comunicação e a tomada de decisão.

È importante mencionar que, embora o enfoque desta pesquisa seja a negociação entre parceiros comerciais e as técnicas e metodologia de negociação que pode ser oferecido para facilitar essas negociações, esta pesquisa não possui a pretensão de apresentar um estudo detalhado sobre essas redes de relacionamento na cadeia de suprimentos.

 O objetivo magno  é identificar e mostrar como a técnicas e  metodologia de negociação pode ser utilizada de forma a adequar essas negociações ao contexto atual caracterizado pela globalização, pela grande necessidade de se estabelecer parcerias e fortalecer relacionamentos e a forte tendência em se utilizar técnicas de negociação como meio de facilitar a integração. Neste mesmo sentido demonstrar os resultados que podem ser conquistados na utilização destas técnicas e metodologia para a negociação.


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