Alegria é fruto do Espírito posição de quem já venceu (Eliezer Rodrigues)

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

EMPREENDEDORISMO FEMININO NO ASSOCIATIVISMO





http://editorialpaco.com.br/empreendedorismo-feminino-no-associativismo/

RESUMO: O presente artigo teve como objetivo principal investigar as possíveis características do perfil de empreendedoras feminino no associativismo e quais principais ações foi fundamental para o sucesso. Foi entrevistada uma empreendedora de uma associação que ajuda mulheres e homens portadores do câncer, que obteve sucesso no interior de São Paulo e tem feito a diferença na sociedade com o empreendedorismo lançado. O estudo detectou características comportamentais empreendedoras relatadas na ciência e mostrando um caso prático dessa veracidade acadêmica. A busca de oportunidades e iniciativa; persistência; comprometimento; exigência de qualidade e eficiência; busca de informação; planejamento e monitoramento sistemáticos; persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança. Foram também examinadas essas diretrizes para alcançar o resultado obtido. Estudos sobre mulheres empreendedoras têm sido desenvolvidos em diversas partes do mundo. Em geral, caracterizam-se por estudos quantitativos, os quais exploram predominantemente, características de personalidade, barreiras para empreender e razões do sucesso obtido por essas mulheres em seus empreendimentos. Embora autores questionem variações de gênero para o modo de gerenciar, trabalhos continuam apresentando abordagens relativas a distinções de gênero. Nesse sentido pode-se afirmar que as mulheres empreendedoras têm um estilo gerencial próprio? O objetivo deste estudo é analisar as principais características presentes no modo de gerenciar conduzido por mulheres empreendedoras.


Palavra–chaves: Empreendedorismo feminino, Característica Empreendedora, Associativismo.

1. Introdução
             No passado a mulher não possuía muito valor corporativo uma vez comparado ao homem. As diferenças de salários para homens e mulheres que executam o mesmo cargo ainda continuam nos dias de hoje.  Observamos que muitas mulheres por essa discriminação se tornaram empreendedoras em diversos segmentos, porém, como na política, no associativismo, na gestão de negócios e no intra-empreendedorismo, mesmo assim, não é reconhecida ou levada a mídia como os homens quando empreendedores.
O termo empreendedorismo aponta para a execução de planos ou impulsos para a realização de um novo negócio ou para a introdução de uma inovação de gestão numa organização já estruturada. Nesse contexto, este estudo pretendeu examinar as características do perfil de líderes e empreendedoras de entidade ligada ao associativismo, de forma a avaliar suas possíveis semelhanças e diferenças quanto às suas características comportamentais empreendedoras.
Comparações acerca das características do empreendedor bem sucedido e estudos a respeito do papel e funções do administrador evidenciam a existência de muitos pontos em comum, ou seja, o empreendedor é um administrador, mas há diferenças consideráveis em relação aos gerentes ou executivos de organizações tradicionais, já que o gerente é voltado para a organização de recursos, enquanto o empreendedor é voltado para a definição de contextos (DORNELAS, 2001).
Drucker (2002) contribui nesse sentido, ressaltando a diferença entre administração empreendedora e a tradicional, enfatizando que a primeira necessita se especializar em administrar os novos negócios criados, a segunda, já sabe como administrar o seu ramo de negócio, contudo precisa aprender a ser empreendedora e estar, constantemente, inovando, visando a sua sobrevivência e prosperidade neste período de mudança.
Constata-se, que no segmento de associações beneficentes, grande parte dos seus fundadores é do sexo masculino, como o Instituto Airton Senna, Instituto Renato Aragão, Projeto chamado “bola de ouro” dos Jogadores Leonardo e Raí, Instituto Rei Pelé, Gustavo Kuerten, entre outros, comparando com institutos de projeção na mídia uns dos mais conhecidos idealizados por mulheres é o da Xuxa Meneguel.

Um comentário: