Alegria é fruto do Espírito posição de quem já venceu (Eliezer Rodrigues)

quinta-feira, 13 de junho de 2013

CUSTOS E PREÇO DE SERVIÇOS











Este livro tem como objetivo apresentar os conceitos e uma estrutura para o custeamento unitário e formação de preços de venda de serviços. Parte da caracterização geral de empresas de serviços para, em seguida, apresentar os fundamentos de contabilidade de custos aplicáveis a empresas de serviços. 

O livro contempla todos os fundamentos de custos e contabilidade de custos, como os métodos de custeamento (ABC, absorção, variável), as formas de custeio (padrão e reposição) e os sistemas de acumulação direcionados para empresas de serviços. 

Traz também um conjunto de análises de custos indispensáveis para a análise de rentabilidade dos serviços, como margem de contribuição horária, custos para servir (cost to serve), custo meta, análise de rentabilidade multidimensional e um estudo para identificar o investimento em empresas de serviços, com o objetivo da análise do retorno do investimento (ROI).

O livro está dividido em duas partes. Na Parte I são apresentados os fundamentos necessários, como a caracterização das empresas de serviços, fundamentos de contabilidade de custos, sistemas de acumulação, métodos e formas de custeio.

A Parte II é destinada à aplicação específica para empresas de serviços. Um capítulo específico é destinado a introduzir e estudar a estrutura técnica para custeamento unitário de serviços e outro a apresentar diversos exemplos numéricos aplicados. Esta parte é concluída com capítulos destinados a apresentar diversas análises de custos aplicadas a serviços e para desenvolver os fundamentos para formação de preços de venda baseada em custos e estratégias de pricing. São desenvolvidos vários exemplos de estruturação de mark-up mostrando as adaptações necessárias para os enquadramentos nos diversos regimes tributários existentes no país. 

Livro-texto para as disciplinas Contabilidade de Custos, Formação e Gestão de Preços de Venda, para cursos de graduação e especialização na área. Obra referencial e manual de consulta para profissionais que atuam nas áreas de custos, precificação, contabilidade, controladoria e orçamento em empresas de serviços. Material de apoio para disciplinas de análise de rentabilidade, controladoria e contabilidade gerencial.