Alegria é fruto do Espírito posição de quem já venceu (Eliezer Rodrigues)

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Planejamento Financeiro


 
 
Na atualidade a maioria das empresas abre as portas sem que tenha elaborado um planejamento estratégico prévio, e segundo estatísticas apontada pelo Sebrae (2008) um elevado índice delas vêem a fechar as portas logo no primeiro ano, este trabalho vem priorizar a falta do planejamento financeiro como sendo um dos principais motivos dessas estatísticas, em poucas palavras o planejamento financeiro vem avaliar possibilidades de capitação e quantidades monetárias necessária para dar suporte aos inúmeros processos e estratégias utilizados na manufatura de bens ou serviços em prol da humanidade.

 Planejar não é uma tarefa fácil, pelo contrario, um bom planejamento é elaborado através de diversas ferramentas, e poderão ser criados em diversos níveis que vai desde estratégico até o operacional, mas o grande segredo é que independente do nível que se esteja planejando o importante é que ele de suporte ao posterior, buscando a implementação dos objetivos ou metas elaborados pelo planejamento estratégicos. Seguindo o pensamento, não podemos planejar nossa empresa de maneira equivocada ou seja, o planejamento financeiro terá que suportar o proposto, de nada adianta planejar voar, sem ter como comprar as asas, se ainda assim seguir em frente e tentar voar de um penhasco a aterrissagem deverá ser trágica, não diferente disso acontece com as organizações, pois, planeja-se muito no âmbito de gestão e pouco no âmbito financeiro, o trabalho lhe dará conhecimento teórico para elaborar um planejamento financeiro adequado a sua realidade contextual buscando alavancagem financeira, e produzindo assim possibilidades de diferencial competitivo, além deste já conquistado, também falaremos sobre possibilidades de investimentos e análises dos riscos gerados por eles, possibilitando alavancagem financeira e alcançando o diferencial competitivo. (Franco Takakura e Sebastião Junior)

21 comentários:

  1. Em uma organização planejamento financeiro tem uma grande importância, como esta sendo dito, só que o que acontece as vezes e sua desvalorização na empresa pelo resultado não ser imediato ou por não adquirirem conhecimento sobre como implantar um planejamento em sua empresa , por que um planejamento demora pra ser visto pela alocação de diversas tarefas e vários investimentos que não dão lucratividade imediata ou no caso de um melhor manuseio de compras e vendas que só podem ser vistas a partir de um fechamento trimestral ou mensal para comparação com os outros resultados.
    Danilo Cancian
    FIT-CCO 4º semestre

    ResponderExcluir
  2. O Planejamento Financeiro tem muita importância dentro das organizações, mas as vezes sofre a desvalorização pela não antecedência dos resultados, também pela falta de conhecimento de como ser implantado.
    O mesmo aborda a programação do seu orçamento, a racionalização dos gastos e a otimização de seus investimentos.

    Régis Carlos Gomes
    4º semestre cco - FIT

    ResponderExcluir
  3. Em qualquer organização o planejamento Financeiro deve ser a base de qualquer informação, pois ela é de extrema importância na organização, pois com ela temos maior controle dos seus investimentos de curto ou longo prazo, maior racionalização dos seus gastos, e elaboração de metas para diversos fins. o planejamento financeiro é uma ferramenta necessária para que seus objetivos sejam alcançados.

    Vanderson Leão
    4° Semestre CCO - FIT

    ResponderExcluir
  4. Toda organização, impreterivelmente, deve começar pelo estudo de viabilidade econômica e financeira, pois é nele que iremos responder as inúmeras perguntas como: o negócio é viável? em quanto tempo terei o retorno do capital investido? o investimento é viável com a taxa de retorno estimada? entre outras...
    Após essa etapa, elabora-se o planejamento financeiro, com o objetivo de prever as necessidades de caixa e supri-las, para que seu fluxo sempre seja positivo, possibilitando assim alcançar o retorno desejado no tempo estimado.
    Com a utilização destas duas ferramentas, eleva-se muito a possibilidade de êxito no seu empreendimento.

    Jéssica Spina Fadine
    4º Semestre CCO - FIT

    ResponderExcluir
  5. Podemos ver pelos estudos do Sebrae(2008), que muitas empresas fecham no primeiro ano de vida devido a não ter um planejamento estratégico, que é de extrema importância para o desenvolvimento de uma empresa, mais que também não é a unica ferramenta necessária para o sucesso da empresa.
    É necessário que a empresa tenha feito um bom planejamento financeiro para suportar pagar todos as despesas que venham a decorrer com o tempo e assim conseguir se manter no mercado.

    Ademir Turri
    4º Semestre CCo - FIT

    ResponderExcluir
  6. No contexto da abordagem deste tema , não podemos esquecer que para uma empresa tenha êxito em sua empreitada , os seus empreendedores, principalmente eles deverão estar bem preparados a desenvolver este projeto, pois abrir uma empresa é fácil, mante-la em atividade por tempo indeterminado que é a questão e seu objetivo, se estes empreendedores estiverem aptos a desenvolverem seu planejamento estratégico, tático e financeiro, ou tiverem consciência de buscar no mercado privado ou publico, profissionais que possam assessora-los e dar suporte necessário, pois o planejamento financeiro é o guia para as empresas, podendo assim desenvolver os planos de curto e longo prazo com sucesso. Com a falta de planejamento financeiro sólido pode causar falta de liquidez podendo assim colocar em risco a continuidade da organização. Com esta preparação dos empreendedores ou uma boa assessoria esta empresa terá grandes chances de obter sucesso em sua empreitada, não se tornando assim mais ponto nas estatísticas.
    Geraldo Godoy
    4º Semestre CCo - FIT

    ResponderExcluir
  7. Sem dúvidas que toda organização ao nascer, almeja gerar lucros, atingir o sucesso empresarial. Temos em nossa atualidade um mercado cada vez mais exigente, concorrido e uma economia cheia de incertezas o que dificulta a sobrevivência da empresa. Para isso um instrumento importante para auxiliar é o Planejamento Financeiro, o qual irá direcionar ao projeto que se deseja por em prática de maneira mais precisa.
    Desejando que os objetivos sejam atingidos é preciso planejar as finanças da empresa, assim ela se torna mais segura e estável para continuar atuando com bons resultados.

    Valdirene Maria Pereira Packer
    4º semestre CCO - FIT

    ResponderExcluir
  8. Planejamento Financeiro é fundamental para que a empresa tenha uma saúde financeira boa e gere bons lucros.
    Uma empresa a qual faz planejamento, sempre vai analisar as operações que envolvam o dinheiro de uma maneira com que o fluxo de caixa seja sólido.
    Nunca deixando matéria prima no estoque por longo período, pois isso é um dinheiro parado, fazendo as compras usando lote econômico, negociando condições de pagamento com fornecedores e de recebimento com os clientes.
    Como dito no texto acima, as empresas fecham as portas nos primeiros anos de vida por falta de planejamento, pois não tem ideia de qual seria o gasto inicial e em quanto tempo teria este retorno, acontece muito nas empresas de pequeno porte o proprietário mistura as finanças pessoais com as da empresa e isso pode degradar a saúde financeira da empresa.

    Daiana Serafim Dominicini
    4ºsemestre CCO - FIT

    ResponderExcluir
  9. O Planejamento Financeiro é indispensável para o bom andamento da organização e sua sobrevivência no mercado, estabelece o modo como as metas e os objetivos devem ser almejados para que se obtenham os resultados esperados.
    Avalia as necessidades de capitação de recursos para dar suporte às atividades da empresa, além do controle dos investimentos de curto e longo prazo, racionalização dos gastos e despesas, para que o fluxo de caixa seja sempre positivo, alcançando assim os retornos desejados e proporcionando diferencial competitivo a organização.

    Tais Ponce Boni
    4ºsemestre CCO-Fit

    ResponderExcluir
  10. Toda organização ao ser gerada busca a maximização dos lucros, uma boa posição no mercado e seu sucesso, porém observamos que em algumas situações o que acontece previamente é o não planejamento financeiro com isso organizações fecham suas portas logo nos primeiros anos de vida. O planejamento financeiro no meu ponto de vista é indispensável dentro de qualquer organização sendo ela de pequeno, médio ou grande porte, pois é com ele que as organizações tem um maior controle sobre seus investimentos a curto e a longo prazo, seus gastos e metas futuras, podendo analisar assim “como está a saúde da empresa” , verificar o retorno esperado, os investimentos a serem feitos dentro do orçamento da organização, o seu sucesso no mercado e as chances de risco sobre sua organização.

    Camila C. Belli
    4ºSemestre CCO-FIT

    ResponderExcluir
  11. O planejamento financeiro busca metas para melhor acompanhar a falta ou sobra de recursos uma forma de evitar ou resolver problemas futuros proporcionando maior visão para tomada de decisões visando alcançar os objetivos da empresa e sendo um auxilio para que se mantenha no mercado.
    Tassiane Cristina Correa
    4º Semestre Ciências Contabeis FIT

    ResponderExcluir
  12. Em um mundo globalizado e muito competitivo, as empresas cada vez mais vêem encontrando diversas dificuldades para se manterem vivas, abrir uma empresa é fácil, difícil é conseguir fazer ela sobreviver. Com planejamentos financeiros, estratégicos e operacionais bem elaborados, podem tornar essa tarefa "menos difícil". A própria palavra já nos diz, Planejamento vem de planejar, analisar e decidir qual o melhor caminho a seguir, neste caso, para o financeiro. De nada adianta uma empresa se preocupar em produzir, produzir e produzir e não conseguir atender o objetivo econômico da empresa que é gerar o máximo de lucro. Seguindo este pensamento, do que adianta fazer empréstimos destrutivos em bancos, com taxas absurdas para conseguir fechar o caixa do mês no azul, porém comprometendo o caixa futuro e as atividades empresariais. O Planejamento financeiro vem para auxiliar qual o melhor caminho a ser tomado, saber se vai faltar ou vai sobrar dinheiro, se faltar: qual a melhor forma de conseguir; se vai sobrar, o que fazer: aplicar, investir nas atividades operacionais ou não. Desta forma, o planejamento financeiro é de extrema importância para a saúde e a vida da empresa, para que ela possa saber com certa antecedência, qual o caminho que a empresa está tomando, o da sobrevivência ou o da falência.

    Luis Fernando Zambianco Campos
    4º Semestre Ciências Contábeis - FIT

    ResponderExcluir
  13. Toda Organização que é formada, ela tem como princípio gerar a maximização dos lucros, mas muitas vezes isso não acontece pela falta de Planejamento Financeiro antes da abertura da empresa. O Planejamento Financeiro é indispensável para que seja averiguado quais serão os níveis em que minha empresa poderá gerar lucros ou quais serão os riscos que essa empresa poderá correr, buscando assim alcançar os objetivos da empresa.
    A empresa tem que ter a visão que nos primeiros meses não vai ser muito fácil, vai precisar de capital, para que seja investido, buscando sempre possibilidades de diferencial competitivo, para que sua empresa possa manter uma boa estabilidade e podendo assim obter bons resultados.
    O Planejamento Financeiro é indispensável para que a empresa tenha um futuro promissor.

    Marília Martins Pereira Turri
    4º Semestre Ciências Contábeis - FIT

    ResponderExcluir
  14. O sucesso atingido por algumas empresas é fruto de um planejamento antecipado, efetuado com base nos objetivos estabelecidos e nos recursos disponíveis.
    De posse de um bom planejamento estratégico e financeiro, a organização estabelece metas à atingir e desenha caminhos à percorrer, seus recursos são organizados de forma a sanar suas necessidades, e no caso de impossibilidade de execer qualquer tarefa, devido escassez de recursos, a mesma será identificada antes de ocasionar prejuízos.
    Diante disso, percebemos que a adoção de um planejamento correto, com base no perfil organizacional e recursos disponíveis, é a melhor forma de minimizar prejuízos e maximizar lucros.


    Leandro André Modanesi
    4º Semestre de Cinências Contábeis - FIT

    ResponderExcluir
  15. Em um cenário econômico cheio de incertezas crises econômicas e grandre concorrência, o planejamento financeiro é um dos aspectos importantes para o funcionamento e sustentação de uma empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos que podem ser de curto ou longo prazo da maneira mais estruturada e precisa possível.Realizando este processo, a empresa obtem o seu crescimento financeiro e estrutural planejado com maior facilidade e auxilia a mesma a possuir sustentabilidade em seus empreendimentos.


    Jaqueline Camargo do Amaral
    4ºSemestre de Ciências Contábeis - FIT

    ResponderExcluir
  16. A palavra planejamento significa capacidade de pensar antes de agir, capacidade de discriminar o que vem primeiro e o que vem depois. Um bom planejamento financeiro implantado em uma organização pode ajudar a evitar ou resolver problemas financeiros com o objetivo de alcançar as metas da empresa, chegando assim nos resultados esperados. Com o mercado competitivo que temos hoje, produzir e vender bem não é mais o suficiente é primordial controlar as finanças de sua empresa, devido a essa demanda é necessário que se faça um planejamento financeiro para que a organização esteja preparada para o mercado.


    Fabiana Domingues Bento
    4º Semestre de Ciências Contábeis - FIT

    ResponderExcluir
  17. Conforme o texto abordado acima, planejamento financeiro é uma peça fundamental diante de situações adversas entre a saída e a entrada de capital.
    O objetivo de qualquer empresa é obter lucros, e para que tudo isso aconteça o empresário precisa dar muita atenção ao caixa da empresa. Caso isso não aconteça à falência é certa.
    Todo empreendedor, ao implantar seu próprio negócio, deverá levantar informações precisas e confiáveis quanto às possibilidades do seu empreendimento. Também precisará de recursos financeiros para constituir o seu capital de giro. As necessidades de recursos estarão diretamente conectadas ao seu ciclo operacional e no planejamento financeiro. Uma perfeita adaptação destes dois ciclos possibilitará um perfeito gerenciamento do seu capital de giro, assim gerando rentabilidade e uma durabilidade indeterminada no mercado.


    Regiani Marson
    4º Semestre de Ciências Contábeis - FIT

    ResponderExcluir
  18. Planejamento financeiro é de grande importância para empresa, independente de seu ramo de atuação. O planejamento financeiro estabelece diretrizes de mudanças e crescimento numa empresa, preocupando-se com uma visão global. Além disso, irá ajudar a evitar erros, como a falta de recursos numa situação de emergências ou evitar que se contratem dívidas além do necessário, também pode ajudar a tomar decisões de investimento consistentes com o perfil de tolerância a riscos e com aos objetivos e metas da empresa. Tornando assim a empresa mais segura e estável dando maior liquidez em suas operações financeiras e um maior prestigio com relação as concorresntes.

    Wellington Grando Machado
    4° Semestre de Ciências Contábeis - FIT

    ResponderExcluir
  19. Hoje em dia quando o empresário já tem em mente abrir uma empresa, ele já deve também fazer um planejamento, pois no primeiro ano de atividade de uma empresa geralmente é o mais complicado pelo motivo que é uma empresa nova no mercado,e precisa ter confiança de seus produtos para seus clientes. Sem o planejamento adequado essa empresa não sobrevive nem um ano de atividade, acaba ficando uma empresa não competitiva no mercado, pois o valor de seu produto pode ficar acima ou abaixo do padrão do mercado que hoje em dia está cada vez mais competitivo.

    Lucas Tadeu Citroni Brunhera
    4° Semestre de Ciências Contábeis - FIT

    ResponderExcluir
  20. O planejamento financeiro dá suporte para que se possa atingir as metas empresariais. Um planejamento financeiro bem feito protege a empresa de imprevistos que por ventura venham á frustrar os objetivos empresariais. O conhecimento exato das disponibilidades ou faltas de recursos, permite o melhor gerenciamento, ou seja, buscar recursos ou fazer investimentos, adiar compromissos, antecipar projeto.
    Enfim o planejamento financeiro é indispensável para que as empresas possam se antecipar aos imprevistos rever o caminho que está sendo trilhado visando sempre maximizar os resultados.

    João
    CCO 4

    ResponderExcluir
  21. Conforme o texto abordado o Planejamento Financeiro é fundamental para sobrivencia da empresa, pois permite estabelecer uma direção ser seguida pela empresa. O orçamento ele pode contemplar um orçamento gerencial de forma a associar aos demais controles por isso é visto como uma ferramenta no atendimento as necessidades de gerenciamento das empresas. A visão empreendedora na organização e do ambiente é o parâmetro para aferição e nos ajustes do instrumentos utilizados. Algumas ferramentas utilizadas são fluxo de caixa e orçamento são informações fundamentas e geradas pela própria administração e contabilidade da empresa, e na fase do controle, realizar comparação entre o traçado e o realizado chegando assim num resultado final.

    Thaís Carolina de Almeida

    CCO 4

    ResponderExcluir