Alegria é fruto do Espírito posição de quem já venceu (Eliezer Rodrigues)

Livros



L I V R O S



EM BREVE ESTAREMOS LANÇANDO UM LIVRO COM A DISCIPLINA EM GESTÃO DE PROJETOS

_____________________________




Nesta obra tive a honra de escrever o capítulo de Finanças Corporativas, relatando as principais funções e atividades exercidas pelo administrador financeiro nas corporações. Foi apresentado ferramentas e metodologias contemporâneos auxiliando os gestores em suas práticas diárias das suas execuções processuais financeiras. Além deste capítulo existem profissionais da mais alta qualificação escrevendo sobre marketing, gestão de pessoas, negociação entre outras disciplinas.

_____________________________________________________________________



Esta obra apresenta, de forma estruturada, a explicação teórica e prática detalhada de "como" as empresas podem desenvolver e consolidar otimizadas governanças corporativas, indicando modelos e métodos que proporcionem sustentação dos conselhos de administração e os gestores, os quais representam o foco central das decisões das empresas que têm esses modelos de gestão contemporâneo na busca da profissionalização e melhores resultados.
Os Conselhos de Administração das empresas, administrados pelos conselheiros têm um novo contexto de responsabilidades nas empresas e na economia brasileira. Estes conselhos também estão com maior amplitude de atuação e com forte interação com os acionistas das empresas, o que consolida a base de sustentação da atuação da Governança Corporativa, o princípio da transparência que é o principal elo de confiança desses dois pólos administrativos.
A maior interação com os acionistas ou quotistas das empresas também é de elevada importância para os resultados das mesmas, pois esta situação proporciona, de forma natural, maior atratividade das empresas no mercado. Constatou-se que, de fato, o comportamento dos indivíduos na corporação é um dos princípios fundamentais para o funcionamento da Governança Corporativa na prática.
Com referência à diretoria executiva, o livro apresenta o procedimento estruturado para que as informações e as decisões da Governança Corporativa sejam melhores aplicadas pelas empresas, mostrando procedimentos de ética e indicadores financeiros que deverão ser prioridade para a administração de conflito preventivo.
Este livro aborda a atuação, em empresas que não precisam, do ponto de vista legal, consolidar estas novas formas organizacionais baseadas na Governança Corporativa. Os estudos práticos nos mostram que esta nova estruturação pode ser fundamental para seus planos estratégicos em todos os níveis e de desenvolvimento de novos negócios e inovação da empresa, bem como para a consolidação de fortes vantagens competitivas no mercado, gerando resultados que podem mudar a história da empresa.
Entretanto, esta obra proporciona uma contribuição efetiva para que as corporações possam desenvolver, rentabilizar, estruturar e operacionalizar esse novo modelo de gestão e usufruir de todos os benefícios dessas ferramentas administrativas.


Livro-texto para as disciplinas Governança Corporativa, Gestão de Pessoas, Organização, Métodos e Sistemas, Estrutura Organizacional, Planejamento Estratégico e Teoria Geral da Administração, dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração, Economia, Contabilidade e Direito.
Leitura de atualização e conhecimento prático para profissionais liberais, para acionistas, conselheiros e executivos das empresas.
  
PREFÁCIO

Governança Corporativa. Os primeiros contatos com o tema se iniciaram no ano 2012, com uma implantação de sucesso em uma indústria a partir desse momento surgiram diversas corporações para a realização do mesmo processo.
Durante cursos e aulas ministrados sobre o tema surgiu a parceria dos autores em uma roda de discussão, que gerou novas visões e conceitos, nascendo ali a ideia da publicação desta obra. A temática da governança parecia se encaixar perfeitamente no perfil dos autores; a transparência, a prestação de contas e a busca de resultados focados no comportamento organizacional foram a certeza de início da obra.
No mundo acadêmico, apesar de estudos pioneiros na década de 70 e 80, as publicações sobre governança ainda eram relativamente escassas, e a área ainda se encontrava bem distante do crescimento exponencial de publicações observado nos anos subsequentes.
No Brasil, particularmente, havia escassos artigos e apenas uma dissertação de mestrado sobre conselhos de administração. E, também, o tema se mostrava muito desafiador, exigindo uma abordagem multidisciplinar que envolvesse análises de Economia, Finanças, Administração, Contabilidade e Direito, entre outras áreas do conhecimento.
Este livro tem objetivo de uma contribuição acadêmica e prática no mercado brasileiro, respeitando todas normas legais e científicas. Em suma, todos os princípios regentes deste modelo de gestão, bem como seus meios de consecução, são abrangidos pelos princípios da transparência, prestação de contas, clareza na comunicação e resultados.






 _______________________________________________________________________
   


Este livro tem como objetivo apresentar os conceitos e uma estrutura para o custeamento unitário e formação de preços de venda de serviços. Parte da caracterização geral de empresas de serviços para, em seguida, apresentar os fundamentos de contabilidade de custos aplicáveis a empresas de serviços. 

O livro contempla todos os fundamentos de custos e contabilidade de custos, como os métodos de custeamento (ABC, absorção, variável), as formas de custeio (padrão e reposição) e os sistemas de acumulação direcionados para empresas de serviços. 

Traz também um conjunto de análises de custos indispensáveis para a análise de rentabilidade dos serviços, como margem de contribuição horária, custos para servir (cost to serve), custo meta, análise de rentabilidade multidimensional e um estudo para identificar o investimento em empresas de serviços, com o objetivo da análise do retorno do investimento (ROI).

O livro está dividido em duas partes. Na Parte I são apresentados os fundamentos necessários, como a caracterização das empresas de serviços, fundamentos de contabilidade de custos, sistemas de acumulação, métodos e formas de custeio.

A Parte II é destinada à aplicação específica para empresas de serviços. Um capítulo específico é destinado a introduzir e estudar a estrutura técnica para custeamento unitário de serviços e outro a apresentar diversos exemplos numéricos aplicados. Esta parte é concluída com capítulos destinados a apresentar diversas análises de custos aplicadas a serviços e para desenvolver os fundamentos para formação de preços de venda baseada em custos e estratégias de pricing. São desenvolvidos vários exemplos de estruturação de mark-up mostrando as adaptações necessárias para os enquadramentos nos diversos regimes tributários existentes no país. 

Livro-texto para as disciplinas Contabilidade de Custos, Formação e Gestão de Preços de Venda, para cursos de graduação e especialização na área. Obra referencial e manual de consulta para profissionais que atuam nas áreas de custos, precificação, contabilidade, controladoria e orçamento em empresas de serviços. Material de apoio para disciplinas de análise de rentabilidade, controladoria e contabilidade gerencial.





                                                         Prefácio

Ciência da Controladoria é a etapa evoluída da Ciência Contábil adequada a um novo método de pensar nas organizações. Nas empresas, a Controladoria se identifica como uma unidade administrativa, com estrutura própria pela utilização intensa da teoria contábil, inserida aos conceitos necessários das demais ciências exercendo função específica.
A finalidade da Ciência de Controladoria é o controle econômico das entidades, com uma gestão baseada em resultados econômicos. As diretrizes econômicas abrangem os três aspectos temporais: controle antecedente, controle concomitante e controle subsequente.
Conforme essa linha de pensamento apresentada, a Controladoria deve participar ativamente de todo o processo de gestão empresarial, que está inserido o ciclo de planejamento, execução e controle. No planejamento podemos identificar três etapas principais: planejamento estratégico, planejamento tático e operacional. A ferramenta básica para as funções da controladoria é o sistema de informação
gerencial (SIG), permitindo a atuação do controller em todas as etapas do processo de gestão. Dessa forma, as teorias, conceitos e técnicas da ciência contábil devem ser internalizados nos subsistemas do sistema de informação de controladoria. Analisando que o segmento de serviços é o que mais cresce mundialmente e no Brasil, detectou-se a necessidade da aplicação da controladoria de forma
específica na gestão de serviços. Os serviços possuem aspectos diferenciados e específicos que devem ser tratados de forma detalhada. A controladoria nas empresas prestadoras de serviços apresenta resultados otimizados proporcionando uma vantagem competitiva.
Contudo, a função da Controladoria não deve limitar-se a fornecer informações gerenciais para a tomada de decisão. Cabe fornecer também modelos decisórios para a gestão econômica do sistema empresa. Como ciência da gestão econômica aplicada nos serviços, o resultado empresarial é a sua maior missão. E, nessa missão, o resultado econômico é considerado a melhor medida da eficácia empresarial. Assim, a Controladoria é uma função ativa, com a tarefa de assegurar o resultado planejado da empresa, para que se mantenha efetiva no mercado, remunerando os supridores de capital e cumprindo sua finalidade de satisfazer as necessidades da sociedade.


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


                                       


     Este livro busca suprir a necessidade básica de demonstrar a importância do serviço de consultoria e suas etapas básicas que devem ser realizadas por um consultor.
As relações do mercado atual com as áreas da gestão empresarial ocorrem mudanças freqüentes que muitas vezes não são acompanhadas pelo gestor, necessitando de um consultor para auxiliar na gestão.
     O Livro apresenta um exemplo de aplicabilidade na área contábil, sendo realizado um estudo qualitativo na prestadora de assessoria contábil.
    A consultoria é uma prestação de serviço que procura auxiliar e apoiar os gestores na busca de melhorias nos resultados operacionais e gerencias de uma empresa. Dessa forma o consultor ficou em evidência pelas necessidades de seus serviços, havendo a sim a necessidade de um escopo para a realização das consultorias. Este trabalho fornece diretrizes a consultores internos, externos e gestores proporcionando uma visão sistêmica e gerencial das corporações.
    Na pesquisa de campo fica demonstrado a complexidade da consultoria a sua eficiência, eficácia e resultados conquistados as empresas.      






xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx








SOBRE OS AUTORES..................................................................................9


Capítulo 1: Modelo de Formação de Preço
Aplicado na Negociação para construção de ZOAP..........................................17
Gabriela Zanin de Castro Vasconcellos; Clóvis Luis Padoveze; Paulo Alencar Lapini

Capítulo 2: Negociação entre Associados e Associações.................................37
Alexander Terra Antunes; Mauro Vivaldini; Silvia Helena Carvalho Ramos Valladão de Camargo

Capítulo 3: Negociação de apoios culturais em emissoras de rádio públicas...67
Marcelo Bandeira; Antonio Carlos Giuliani; Christiano França da Cunha

Capítulo 4: Negociação entre fabricantes e distribuidores
de material elétrico industrial no mercado brasileiro.......................................89
José da Silva; Flávio Marques Vicari; Silvia Helena Carvalho Ramos Valladão de Camargo

Capítulo 5: Negociação em Fruticultura:
Estudo de Caso da Albaz Representações Ltda............................................109
Marcelo Fernandes Pereira; Nadia Kassouf Pizzinatto; Lesley Carina Attadia do Lago Galli

Capítulo 6: Análise da negociação da perspectiva
de uma Prestadora de Serviços Logísticos....................................................125
Franco Kaolu Takakura Junior; Claudio de Souza Miranda; Adriano Marcelo Litcanov

CASOS
Caso 1: Negociando com terceiros sem a variável informação......................149
Silvia Helena Carvalho Ramos Valladão de Camargo

Caso 2: Negociando com o desconhecido e a variável tempo.......................153
Thiago Flávio de Souza

Caso 3: Atitudes e comportamentos de um negociador................................157
Thiago Flávio de Souza

Caso 4: Poder de conhecer as “necessidades” da outra parte........................159
Silvia Helena Carvalho Ramos Valladão de Camargo

Caso 5: Poder da Recompensa - Comprando molas, amortecedores,
alinhamento e balanceamento para veículos automotores.............................163
Silvia Helena Carvalho Ramos Valladão de Camargo

Caso 6: Negociando com Assistência Técnica – a variável ética na negociação.....165
Thiago Flávio de Souza

Caso 7: A compra de uma Kombi................................................................167
Fernanda de Angele Ferreira

Caso 8: A ética na negociação......................................................................169
Thiago Flávio de Souza

Caso 9: Sem negociação com a Telefônica...................................................171
Fernanda de Angele Ferreira

Caso 10: Um caso de amor com a VIVO....................................................173
Fernanda de Angele Ferreira

Caso 11: Negociação sem sucesso................................................................175
Thiago Flávio de Souza

ÍNDICE REMISSIVO................................................................................179





Capítulo 6: Análise da negociação da perspectiva de uma Prestadora de Serviços Logísticos
Franco Kaolu Takakura Junior
Claudio de Souza Miranda
Adriano Marcelo Litcanov

Resumo
A economia atual define um cenário no qual é indispensável firmar acordos, parcerias e alianças, sendo necessária uma constante negociação no mundo corporativo. Ao revés de períodos anteriores, em que a comunicação era feita face a face, e sem preparação e utilização de técnica alguma, atualmente estamos diante de um novo contexto, em que as pessoas interagem, cada vez mais, apoiadas pela tecnologia e modelos de gestão de negociação. Este fato tem influenciado a forma como as relações sociais são estudadas, e a negociação é uma das formas de relação social que tem sido influenciada por estas mudanças. Diante disso, será analisado o setor de transportes que vem aumentando constantemente na última década com incentivos governamentais. Os setores de comércio e de transportes, armazenagem e correio marcaram maiores altas dentro do Produto Interno Bruto (PIB), as prestadoras de serviços, que aumentaram 1,1% no primeiro trimestre de 2011, ante os últimos três meses do ano de 2010. Conforme dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE, 2011), estes setores registraram crescimento de 1,9% e 1,7%, respectivamente, no primeiro trimestre de 2011 ante o quarto trimestre de 2010. Deste modo, o que constitui a essência deste trabalho é uma análise dos principais aspectos que envolvem a negociação, com o objetivo de demonstrar e identificar os diferentes mecanismos utilizados no segmento prestador de serviço logístico juntamente com um estudo de caso em uma empresa prestadora de serviço logístico localizada no interior de São Paulo.
Palavras-chave: Negociação em empresas prestadoras de serviços logísticos, negociação em serviços logísticos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário